Páginas

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Entram em vigor sobretaxas dos EUA sobre US$ 16 bilhões em produtos chineses


Donald Trump e Xi Jinping

O governo dos Estados Unidos impôs, nesta quinta-feira, 23, sobretaxas de 25% sobre produtos importados da China no valor de 16 bilhões de dólares, no que representa outro episódio na guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo.

A autoridade alfandegária americana começou a cobrar oficialmente esses encargos à 0h (horário local, 1h de Brasília) a um total de 279 produtos, incluindo certos tipos de óleos lubrificantes, tubos de plástico flexível e motores de ar condicionado, entre outros.

Esta é a segunda rodada de tarifas adicionais impostas à China depois dos encargos que entraram em vigor em 6 de julho sobre produtos avaliados em 34 bilhões de dólares. Com esse novo pacote, 50 bilhões de dólares em produtos serão sobretaxados.

A primeira medida foi respondida da mesma maneira por Pequim, que também anunciou que responderá a esta segunda, que entrou em vigor nesta quinta-feira, com encargos do mesmo valor.

Depois desta última resposta do governo chinês, o presidente americano Donald Trump anunciou seus planos de aplicar tarifas sobre produtos importados da China avaliados em 200 bilhões de dólares, que seriam de 10% em um princípio. No entanto, pouco tempo depois, o magnata repensou sua estratégia de coação e solicitou uma cobrança adicional de 25% sobre esses 200 bilhões de dólares.

O Escritório do Representante de Comércio Exterior dos EUA (USTR, na sigla em inglês), responsável por impor as sanções comerciais, está atualmente analisando essa proposta de Trump de aumentar o alcance das tarifas e divulgará sua decisão nas próximas semanas.

As conversas entre Washington e Pequim em matéria comercial se estagnaram nos últimos meses, período no qual os dois países começaram a se sobretaxar reciprocamente, iniciando uma temida guerra comercial que até agora teve pouco impacto em nível macroeconômico. Por EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário