Páginas

terça-feira, 7 de agosto de 2018

Terra corre risco de entrar em 'efeito estufa' irreversível



Segundo os cientistas, as pessoas devem mudar imediatamente seus estilos de vida para serem melhores tripulantes da Terra. Foto: Nasa/AFP (Foto: Nasa/AFP)

Agence France-Presse

O planeta precisa urgentemente de uma transição para uma economia verde, já que a contaminação por combustíveis fósseis ameaça empurrar a Terra para um duradouro e perigoso estado de "efeito estufa", alertaram pesquisadores nesta segunda-feira (6).

Se o gelo polar continuar derretendo, as florestas encolhendo e os gases de efeito estufa aumentando a novos máximos, como acontece atualmente a cada ano, a Terra chegará a um "ponto de inflexão", isto é, a um ponto de dano irreversível.

Cruzar esse limiar "garante um clima de 4 a 5 graus Celsius superior à era pré-industrial, e níveis do mar entre 10 e 60 metros mais altos do que os de hoje", advertiram cientistas nas Atas da Academia Nacional de Ciências.

E isso "poderia acontecer em apenas algumas décadas", advertiram.

O que é uma "Terra estufa"?

"É provável que uma Terra Estufa seja incontrolável e perigosa para muitos", alerta o artigo escrito por cientistas da Universidade de Copenhague, da Universidade Nacional da Austrália e do Instituto de Pesquisas de Efeitos Climáticos de Potsdam, na Alemanha.

Ao final do século ou até mesmo antes, os rios transbordariam, as tempestades causariam estragos nas comunidades costeiras e os arrecifes de coral desapareceriam.

A média das temperaturas globais poderia exceder a de qualquer período interglacial - isto é, nas épocas mais quentes entre as Eras do Gelo - do último 1,2 milhão de anos.

O degelo polar produziria níveis do mar dramaticamente mais altos, inundando as terras costeiras onde vivem centenas de milhões de pessoas.

"Lugares na Terra se tornarão inabitáveis se a 'Terra Estufa' virar realidade", disse o coautor do estudo Johan Rockstrom, diretor-executivo do Stockholm Resilience Center.

Nenhum comentário:

Postar um comentário