Páginas

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Ciro Gomes diz que atual modelo da Previdência Social ‘morreu’



O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, disse nesta terça-feira (4) que o atual modelo da Previdência Social no país “morreu”. Ele disse que não adianta debater idade mínima para aposentadoria se não for modificado o modelo da Previdência.

Ciro participou de uma sabatina em São Paulo organizada pelo jornal “O Estado de S.Paulo” e pela Fundação Armando Alvares Penteado (Faap).

“Esse sistema [de Previdência] morreu. Temos que ter clareza no diagnóstico, porque senão a gente erra na terapêutica”, afirmou Ciro. “Não se tratam de parâmetros. Idade mínima, máxima, tudo isso é fácil de resolver. O problema aqui é orgânico”, afirmou Ciro.

Uma proposta de reforma da Previdência chegou a ser enviada pelo governo Michel Temer para o Congresso Nacional, mas, por falta de apoio, não foi votada. Para Ciro, o texto do governo não resolve o problema.

O candidato disse que vai propor um modelo de capitalização, no lugar do modelo atual que classificou como repartição. Para o candidato, o envelhecimento da população não permite mais que os trabalhadores da ativa contribuam com o sistema para beneficiar os que já se aposentaram.

“Estou propondo criarmos um novo regime, em linha com as melhores práticas internacionais, que é o regime de capitalização. Qual é a lógica? Cada trabalhador poupa pra si mesmo. Parte da poupança é compulsória ditada pelas leis. E parte complementar, em cima de um teto que compactuaremos, é voluntária”, disse o candidato.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário