Páginas

sábado, 22 de setembro de 2018

DETRAN-PE promove XVIII Feira de Educação de Trânsito


“Educar as crianças pensando na próxima década, onde elas saberão conviver na sociedade agindo de forma correta e conhecendo as normas do trânsito, seja como motoristas, ciclistas ou pedestres, esse é o nosso objetivo”. Com essas palavras, o Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, Charles Ribeiro, abriu a XVIII Feira de Educação de Trânsito, que tem como objetivo atender o público infantil, ou seja, os condutores do amanhã. O evento acontece no Pavilhão do Centro de Convenções até 18h, onde os visitantes recebem informações sobre a prevenção de acidentes, entre orientações para pedestres, condutores, transporte de crianças em veículos, uso de equipamentos de proteção individual em bicicletas, ciclomotores e motocicletas.

De acordo com Ribeiro, essa ação educativa tem como objetivo diminuir as estatísticas que revelam que os acidentes terrestres são a segunda maior causa de morte não natural na faixa etária de 0 a 14 anos. Ele ressalta também que Código de Trânsito Brasileiro, em seu Art. 76, determina que a educação para o trânsito será promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus (SIC). “Com essas ações, estamos dando mais um grande passo em prol da redução de acidentes em nosso Estado”, enfatizou.

Já para a professora Maria Grécia das Chagas, da Prefeitura de Paulista, a ação serve para os alunos vivenciarem na prática o que foi ensinado em sala de aula. "Fiquei encantada com a dinâmica do, os jogos aplicados e os ensinamentos", completou, destacando que o stand do Condutor do Amanhã conta com carros elétricos e bicicletas para as crianças, que para utilizar, fazem uso de equipamentos de segurança, como capacetes e cinto.

Participaram da abertura, a Coordenadora de Educação para o Trânsito e o Gerente da Escola Pública de Trânsito do DETRAN-PE, respectivamente, Luciana Carvalho e Ivson Correia; o Coordenadora da Operação Leia Seca, Cel. Fábio Bagetti; o Secretário de de Transportes e Trânsito de Olinda, Jonas Ribeiro; o Gerente de Mobilidade da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Carlos Augusto Elias; além de representantes da Corpo de Bombeiros, Batalhão de Polícia Rodoviária - BPRV; Batalhão de Policiamento de Trânsito - BPTran; Centros de Formação de Condutores - CFC'c Boa Viagem, Egipciense e Maurício de Nassau; Companhia Pernambucana de Saneamento - COMPESA; Concessionarias Rota do Atlântico e Rota dos Coqueiros; Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH; Departamento de Estada e Rodagem - DER; ESCOLAS; ESTTJ; Grande Recife Consórcio de Transporte; ASA; HONDA; Operação Leia Seca; MERCUR; METRON; Posto Petronac (Total); Prefeituras de Abreu e Lima, Camaragibe, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista; Polícia Rodoviária Federal; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU; Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte - SEST/SENAT; Sindicato dos Corretores de Pernambuco - SINCOR-PE; União dos Escoteiros do Brasil de Pernambuco; Universidade Maurício de Nassau - Uninassau; e Universidade de Pernambuco - UPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário