Páginas

sábado, 22 de setembro de 2018

Parceria entre SARA, Incra e UFRPE visa fortalecer ações em área de assentamento


Um evento realizado no auditório do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), nesta quinta-feira (20/09), reuniu representantes de entidades estaduais, bem como agricultores e agricultoras familiares, para apresentação de projeto experimental em um assentamento do Estado. Tendo como base a proposta da organização social Via do Trabalho, o projeto do Assentamento Fazenda 21, localizado em Jaboatão dos Guararapes, visa a inserção do grupo em um novo modelo de reforma agrária, sustentado no agronegócio da agricultura familiar.

No último mês de agosto, foi celebrado um acordo de cooperação entre a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), oInstituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), referente ao projeto. A partir desse acordo, serão realizadas ações estruturadoras no assentamento, por meio da atuação dos agentes do IPA e Iterpe, órgãos vinculados à SARA, incluindo acompanhamento técnico e promoção do acesso dos beneficiados aos programas de apoio à agricultura familiar nos âmbitos federal e estadual; o apoio ao processo de formação e capacitação das famílias, dentre outros.

“Nesse sentido, o acordo celebrado entre as instituições vai ao encontro de modernizar a agricultura e fazer com que a reforma agrária saia da condição de subsistência para a condição de produção em escala de alimentos saudáveis e agroecológicos, para que a população possa receber esses alimentos na sua mesa”, pontuou o coordenador da Via do Trabalho, Renato Carvalho.

“O poder público tem a missão de transformar a realidade daqueles que mais precisam. Por isso, são muito importantes as parcerias firmadas entre os entes federativos e as entidades da sociedade civil organizada, somando esforços para a melhoria da produção e da qualidade de vida no campo. Por isso, celebramos esse acordo com muita alegria, um marco de muito trabalho que teremos pela frente, na certeza de que vamos avançar com o comprometimento de todos”, discursou o secretário de Agricultura, Wellington Batista.

Além do secretário e do coordenador da Via do Trabalho, integraram a mesa de abertura do evento Albérico Rocha e Erinaldo Viana, do IPA; Cleodon Ricardo, do Iterpe; Ivaldo Ferreira, do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável; e ainda Ana Navaes e André Melo, da UFRPE.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário