Páginas

sábado, 15 de setembro de 2018

Serra Talhada recebe SerTão Mais Criativo com muita cultura



Música, luzes e muita cultura, foi o que se viu na abertura oficial do SerTão Mais Criativo, que aconteceu na noite desta quinta (13), em Serra Talhada – PE. Autoridades locais participaram da solenidade que deu o ponta pé inicial aos dias intensos de imersão ao ambiente audiovisual e fotográfico. O prefeito, Luciano Duque, ressaltou a importância do Sebrae no desenvolvimento do sertão pernambucano. “Parcerias assim que nos garante elevar nosso povo. Capacitando profissionais, oferecendo mão de obra qualificada e pessoas mais empreendedoras”, disse.

Gilberto Freyre Neto, presidente da Fundação Gilberto Freyre, falou da satisfação de fazer parte do seminário que será um divisor de águas para os artistas da terra. “A partir desse evento, nossos artistas terão uma visão mais ampla de como viver com sua arte. Valorizando-as e impulsionando-as para que nossa cultura seja exportada para todos os cantos do Brasil e, porque não dizer, do mundo”.

Ana Paula Santos, analista do Sebrae, gestora do projeto, agradeceu aos parceiros, artistas e as pessoas que prestigiaram o seminário. “Essa é a terceira edição de um projeto que, além de oportunizar possibilidades de conhecimento, gera negócios. Nosso foco é esse, fomentar a cultura e fazer dela uma fonte de renda”.

Mais de 100 pessoas participaram da palestra de Marcos Issa e José Medeiros, sobre fotografia, que contou com a participação de Dona Esmeralda Reis, uma serra-talhadense, que na década de 60 se encantou com um equipamento que registrava imagens e paisagens, até que conseguiu comprar um e, por 25 anos, complementou a renda familiar fotografando.

“A fotografia tem a cara muito masculina, e dona Esmeralda rompeu com esse estereótipo no sertão e na década de 60”, conta Álvaro Severo, fotógrafo responsável pelo I Salão de Fotografia, lançado no SerTão Mais Criativo, com o intuito de provocar fotógrafos da região de enviar suas imagens para passar por uma avaliação criteriosa, onde serão escolhidas as melhores fotos e receberão uma premiação.

Ainda de acordo com Álvaro, o I Salão de Fotografia vai homenagear dona Esmeralda e Alejandro Garcia, “um estrangeiro, argentino, que se apaixonou tanto pelo Sertão que o escolheu para morar”, finaliza.


Confira a programação completa!

15 de setembro de 2018.

– Seminários:
10h – Financiamentos Culturais – Leonardo Salazar e Instituições.
11h – Editais de financiamento da Secretaria de Cultura do estado de Pernambuco – Taciana Portela e Agricélia Guimarães.
14h – Economia Criativa – André Lira e Karl Max.
15:00h – Rodada de Negócios com: Gilberto Freyre Neto – Fundação Gilberto Freyre; Paulo de Castro – “Festival Janeiro de Grandes Espetáculos”; José Medeiros – Expedição 300; Aninha Ferraz – Editora Coqueiro; e Marcos Issa – Argos Foto.
18h – Seminário “Viagem em torno do palco – O Artista Empreendedor” com Jessie Quirino” – Câmara de Vereadores.
20h30 – Grupo de Xaxado Zabelê – Lançamento do Livro Lampião e o Sertão do Pajeú – Anildomar Willans de Souza.
21h – Audições: Coletivo Mangaio e Coletivo Ebasta no Som na Rural.
– 18h às 22h – Feira, artesanato, cultura, poesia, música e gastronomia.

16 de setembro de 2018.

13h às 17h – Oficina “Design: introdução ao Branding e suas estratégias” Iran Pontes – Porto Digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário