Sobe para 81 o número de mortos por tufão nas Filipinas


Mangkhut foi o tufão mais potente do mundo desde o início do ano / Foto: ITOGON, FILIPINAS

O número de mortos com a passagem do tufão Mangkhut pelas Filipinas subiu nesta quarta-feira (19) para 81, informaram as autoridades, enquanto os socorristas prosseguem em sua busca de desaparecidos sob toneladas de lama trazidas por um deslizamento de terra. Foi o que informou a AFP.

O mais potente no mundo desde o início do ano, o tufão destruiu casas, no sábado, e inundou regiões agrícolas no norte das Filipinas, antes de continuar sua passagem para Hong Kong e China, país onde deixou quatro mortos.

Desde então, o número de mortos nas Filipinas cresce à medida em que os socorristas encontram os corpos sob a lama do enorme deslizamento de terra ocorrido em Itogon, onde se suspeita há dezenas de soterrados.

Desaparecidos
"Segundo a lista, 59 pessoas seguem desaparecidas [em Itogon]", declarou à AFP Ricardo Jalad, um membro da Defesa Civil. "É possível" que o número de mortos "passe de 100".

Equipes de resgate cavavam com pás e até com as mãos a procura de desaparecidos, após o deslizamento destruir estradas, o que impediu o envio de equipamento pesado para acelerar a busca.

Comentários

Anterior Proxima Página inicial