Páginas

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Tufão mais violento a atingir o Japão em 25 anos deixa seis mortos


Um caminhão atingido pelo tufão Jebi na ponte Seto Ohashi em Sakade, em 4 de setembro de 2018

O tufão mais potente a atingir o Japão nos últimos 25 anos deixou seis mortos e mais de 160 feridos nesta terça-feira, com ventos muito violentos e chuvas torrenciais na região oeste do país.

De acordo com o balanço divulgado pelo canal público NHK, uma pessoa morreu na região de Shiga e cinco faleceram em Osaka.

O tufão Jebi é o 20º da temporada na Ásia e afetou o Japão com tempestades e rajadas de ventos que alcançaram 220 km/h em alguns pontos.

As autoridades pediram a vários moradores que abandonassem suas casas em áreas inundadas ou que poderiam ser atingidas pelo fenômeno. Recomendaram a quase 1,2 milhão de habitantes que procurassem abrigos e 16.000 receberam ordem de saída, mas a medida não é obrigatória.

Apesar do número reduzido de vítimas até o momento, o tufão provocou danos materiais consideráveis.

Um petroleiro ficou retido sob uma ponte que leva ao aeroporto internacional de Kansai, perto de Osaka (oeste). Este aeroporto, construído sobre o mar, foi inundado e foi fechado depois que o subsolo e as pistas foram dominadas pela água.

A NHK informou que vários passageiros ficaram presos no terminal.

Imagens de televisão mostraram andaimes destruídos pelo vento, árvores no chão, vitrines de lojas quebradas, postes tombados, ruas inundadas, caminhões virados e o mar agitado em todas as direções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário