Páginas

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Turnê Freveribe segue turnê com shows e oficinas em Pernambuco, nos dias 18 e 19 estarão em Carnaíba


Com a proposta de mostrar a diversidade de elementos da música de Pernambuco, o projeto de música instrumental autoral Freveribe, dos músicos Adriano Coelho (bateria), Eduardo Visconti (guitarra) e Pedro Huff (violoncelo elétrico), chega ao município de Vitória de Santo Antão. A apresentação, nesta quarta-feira (5), no Auditório do campus da UFPE da cidade, faz parte da segunda etapa do projeto de circulação e lançamento do CD Freveribe, com turnê pelo interior do Estado. O projeto já passou pelas cidades de Belo Jardim, Barreiros e Caruaru. Depois de Vitória, segue para Fernando de Noronha e Carnaíba.

Além das performances musicais, o grupo ministra oficinas gratuitas sobre aspectos gerais da música e também demonstrações técnico-musicais de trechos extraídos das composições e arranjos do Freveribe. “A ideia é mostrar diferentes possibilidades de se criar música com base nas tradições pernambucanas trazendo para o domínio instrumental. O intuito é ampliar o conhecimento das pessoas sobre a música pernambucana, que é tão rica”, explica o músico Pedro Huff.

Com um repertório regado de músicas inéditas e autorais, o trio apresenta arranjos que valorizam improvisações e contrapontos explorando a diversidade dos elementos da música pernambucana, além de reinventar frevos, forrós, cocos, maracatus e ijexás. “A palavra Freveribe foi inventada por nós. Uma mistura da ideia de ferver com a terminação -ibe (ype), da língua tupi, que significa água ou rio. A ideia é trazer movimento e pulsão à música instrumental através da vitalidade dos ritmos pernambucanos”, conta o guitarrista Eduardo Visconti.

A segunda etapa da turnê de lançamento do Freveribe tem início no dia 7 de agosto, no Recife, com apresentação musical e oficina na Escola de Referência em Ensino Médio João Bezerra, bairro de Brasília Teimosa. Depois, a turnê segue por Vitória de Santo Antão (05/09), Fernando de Noronha (11 e 12/09) e encerra na cidade de Carnaíba (18 e 19/09).

O trio Freveribe já se apresentou no Festival Rec-Beat/Macuca, Paço do Frevo, na programação do Santander Cultural no Museu do Estado de Pernambuco, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Projeto Som da Mata em Natal (RN), entre outros. 


05/09 – VITÓRIA DE SANTO ANTÃO Apresentação musical e Oficina a partir de 17h no Auditório da UFPE
UFPE Campus Vitória de Santo Antão. Centro Acadêmico de Vitória (CAV). 
R. Alto do Reservatório, S/n - Bela Vista, Vitória de Santo Antão – PE. Tel. (81) 3114-4101. 

11 e 12/09 – FERNANDO DE NORONHA
Apresentação musical e Oficina em Fernando de Noronha a partir de 17h na Escola de Referência em Ensino Médio Arquipélago Fernando de Noronha. Alto DA Floresta Nova Floresta Nova, Fernando de Noronha/ PE. Tel. (81) 3619-0933. 

18 e 19/09 – CARNAÍBA Apresentação musical e Oficina a partir de 16h.

Escola de Música Maestro Israel Gomes - R. da Estação, 135-185, Carnaíba/PE. Tel. (87) 3854 1156/ 1136.

Nenhum comentário:

Postar um comentário