Páginas

sábado, 6 de outubro de 2018

Arcoverde ganha mais uma obra de esgotamento sanitário



Arcoverde, a maior cidade do Sertão do Moxotó, terá 100% de cobertura de esgotamento sanitário. O presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, autorizou a licitação da segunda etapa da obra de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Arcoverde durante visita que realizou hoje (4) na cidade, conhecida com a ‘porta do Sertão pernambucano’. Só para essa etapa do empreendimento serão aplicados R$ 98 milhões, recursos do Orçamento Geral da União. “Essa obra faz parte do amplo programa de Saneamento implementado pelo governador Paulo Câmara, com obras que vão melhorar a qualidade de vida do povo de Arcoverde”, afirmou Tavares. 

Uma parte da obra, que já está na fase final do processo de licitação, vai possibilitar a construção da primeira etapa do sistema para contemplar 25% da cidade. Na autorização dada hoje, o restante da Cidade será contemplado, complementando a universalização dos serviços de coleta e tratamento de esgoto para 72 mil pessoas em Arcoverde.

Na segunda etapa de construção do SES está prevista a implantação de cerca de 210 quilômetros de rede coletora e ramais de esgoto, além de quase três quilômetros de emissários – tubulações que fazem o transporte do esgoto a partir das estações elevatórias. Também serão construídas uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e cinco estações elevatórias (bombeamento). A ETE terá capacidade de tratar 200 litros por segundo. Já na primeira etapa do projeto, que receberá o investimento de R$ 26 milhões, é composta pela implantação de mais de 83 quilômetros de rede coletora, um quilômetro de emissário, de quatro estações elevatórias e uma parte da ETE – que equivale a um módulo da unidade, com capacidade de tratamento de 65 L/s. O prazo de conclusão das duas etapas da obra é de 24 meses, após a assinatura das respectivas ordens de serviço.

O presidente da Compesa, Roberto Tavares, aproveitou a visita a Arcoverde para acompanhar o andamento da obra para expansão da rede de distribuição de água no bairro Arco Íris. Nessa localidade, estão sendo assentados 600 metros de tubulações para melhorar o atendimento da população. A companhia também acaba de concluir os serviços de ampliação na Rua Arcelino Brito, no bairro da COHAB 1, onde foram implantados dois mil metros de rede de distribuição de água. “Ficamos muito agradecidos ao governador Paulo Câmara que não tem medido esforços para ampliar os investimentos na cidade de Arcoverde”, afirmou a prefeita Madalena Brito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário