Páginas

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Dez comunidades rurais receberão água do Rio São Francisco em Sertânia



O município de Sertânia, no sertão do Moxotó, será beneficiado com uma importante obra que possibilitará abastecer dez localidades rurais. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) vai implantar um novo sistema de abastecimento de água para atender quatro mil moradores das comunidades de Rio da Barra, Barreiros, Cacimbinha, Maia, Salgadinho, Salgado, Santa Maria, São Gonçalo, Waldemar Siqueira e Xique-Xique, que são localidades vizinhas.  Para construir o novo sistema, o Governo do Estado e a Compesa investem R$ 6 milhões.

A ação é resultado do empenho do governador Paulo Câmara em aproveitar a água do Rio São Francisco para abastecer os municípios do estado, que sempre foram castigados pela seca. “A Compesa fez o dever de casa ao elaborar, com antecedência, projetos para otimizar o aproveitamento das águas da transposição e tirar do colapso vários municípios pernambucanos”, explicou o presidente da companhia, Roberto Tavares.

A obra prevê uma captação direta no canal da Transposição do Rio São Francisco para transportar 15 litros de água, por segundo, para atender as dez localidades. A obra prevê a construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA), duas estações elevatórias (bombeamento), dois reservatórios com capacidade de armazenar 100 metros cúbicos, além da implantação de 13 quilômetros de rede de distribuição e de  uma adutora com 17 quilômetros de extensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário