Páginas

sábado, 24 de novembro de 2018

Diretores da Compesa monitoram obra da Adutora do Agreste em Pesqueira


Os diretores de Interior e de Meio Ambiente da Compesa, Marconi Azevedo e Aldo Santos, acompanharam nesta sexta-feira, 23, em Pesqueira, o serviço de substituição de cem metros de tubulação da Adutora do Agreste, que estourou, semana passada, às margens da BR 232. O trabalho está em ritmo acelerado para que o município volte a receber água do Rio São Francisco, a partir da interligação da Adutora do Moxotó com a Adutora do Agreste, e para que tenha início a fase de testes do trecho de 30 quilômetros entre Pesqueira e Belo Jardim. A expectativa é que a substituição de parte da tubulação seja finalizada até o final de novembro. “Enquanto isso, estamos fazendo uma varredura na adutora até Belo Jardim, substituindo válvulas e reforçando juntas. A meta é  que quando a tubulação comece a receber água, não tenhamos muitos vazamentos que provoquem paralisações no sistema”, explicou Marconi Azevedo.

Durante a inspeção, a diretoria da Compesa esteve acompanhada do deputado Estadual Aluísio Lessa, do ex-prefeito de Belo Jardim, João Mendonça, de lideranças e de representantes do parque industrial de Belo Jardim que também dependem da água para garantir a produção.

A água do Rio São Francisco chegará em um momento crucial para Belo Jardim e demais municípios abastecidos pelo Sistema Bitury: Sanharó, Tacaimbó e São Bento do Una. A barragem, que tem capacidade para acumular 17 milhões de metros cúbicos de água, entrou em pré-colapso esta semana. A Compesa instalou uma bomba sobre um flutuante para captação máxima, mas a vazão não é suficiente para atender os 150 mil moradores desses municípios que integram o Sistema. Durante a visita, ficou definido que o Sistema Tabocas-Piaça vai atender exclusivamente caminhões-pipas da Compesa e das indústrias de Belo Jardim. O ponto de captação será na Estação de Tratamento de Agua de Belo Jardim. “Estamos confiantes de que essa alternativa será utilizada por pouco tempo porque a água do Velho Chico está prestes a chegar a Belo Jardim e vai tirar as cidades do colapso”, afirmou o diretor da Compesa.

Ao todo, dez municípios do Agreste serão beneficiados pela água do Rio São Francisco através da interligação da Adutora do Moxotó com a Adutora do Agreste. Arcoverde já está com o fornecimento regularizado e livre do colapso. Pesqueira, Belo Jardim, Sanharó e Tacaimbó serão os próximos beneficiados.

A Compesa investiu 85 milhões na construção da Adutora do Moxotó, que capta água do Rio São Francisco direto da Barragem de Rio da Barra, em Sertânia, e se une à Adutora do Agreste, em Arcoverde. Uma solução concebida pela Compesa e aprovada pelo governador Paulo Câmara para dar utilidade à tubulação já implantada da Adutora do Agreste e livrar 400 mil pessoas da falta de água em períodos de seca, como este agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário