Petrolândia é finalista em duas premiações com projeto de Piscicultura


Pouco tempo depois do grande sucesso que foi a Exposertão 2018, Petrolândia conquistou mais um grande reconhecimento a nível Nacional. Está entre os 10 finalistas do Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS Brasil/2018, que premia as melhores práticas relacionadas ao desenvolvimento sustentável do milênio, com o projeto “Piscicultura - Um Caminho para o Desenvolvimento”.

De acordo com a prefeita Janielma Souza, a prática foi criada em 2006, pelo município, com propósito de diversificar o desenvolvimento da economia local, aproveitando o potencial oferecido pela formação do Lago de Itaparica para a produção de tilápia e incorporando a sustentabilidade ambiental na geração de emprego e renda para os produtores da agricultura familiar privilegiados com a formação da barragem.

“O trabalho foca na inclusão social, bem como no fortalecimento do associativismo e economia solidária. Hoje temos oito unidades de produção, fornecendo 100 toneladas de peixes por mês, além de uma cooperativa, possibilitando a economia com a compra coletiva de insumos e redução dos custos operacionais”, explica a prefeita.

Atualmente, Petrolândia é o quarto maior produtor de tilápias do Brasil. Em 2017, a produção das associações somadas à produção das empresas privadas, movimentou cerca de 54 milhões de reais no município.

Ainda de acordo com Jane Souza, o mesmo projeto, também está entre os 10 melhores do estado de Pernambuco, no Prêmio Sebrae – Prefeito Empreendedor/2018, nas categorias Inovação e Sustentabilidade, e Pequenos Negócios no Campo.

“Estamos muito felizes pelo reconhecimento de um trabalho desenvolvido com responsabilidade e dedicação, e na expectativa de que consigamos trazer esses prêmios para Petrolândia”, ressalta Jane.

O Prêmio Prefeito Empreendedor será no dia 12 de dezembro, em Recife e no dia 13, será a entrega da Menção Honrosa da ODS Brasil/2018, em Brasília com a presença do Presidente da República Michel Temer.

Comentários

Anterior Proxima Página inicial