Páginas

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Projeto visa diminuir ansiedade antes de exame prático do Detran



Tensão é um sentimento comum nas salas de espera pelo Exame de Prática de Direção Veicular do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE). A ansiedade dos candidatos enquanto aguardam sua vez de completar o teste final no processo de retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por vezes, acaba atrapalhando o desempenho e aumentando as chances de reprovação. Após avaliar os efeitos do nervosismo nessa prova específica, o órgão resolveu criar um projeto piloto, chamado DESACELERA – Mente Calma, Condução Tranquila, que proporciona momentos de relaxamento e concentração antes da realização do teste.

“Participei do Projeto e recomendo que todos façam o mesmo. Eu estava muito nervosa e ansiosa. Isso poderia ter me prejudicado na hora do teste, mas com os exercícios de respiração pude controlar meu nervosismo e ficar mais tranquila, o que acredito que ajudou no resultado”, conta a candidata Regina Nascimento .

Segundo Luciana Carvalho, coordenadora de Educação de Trânsito do Detran, a experiência ainda está em fase de testes, mas, caso o resultado seja satisfatório, a ideia é que o projeto se torne permanente. “Ao longo dos últimos três meses fizemos uma pesquisa com os candidatos e examinadores e acreditamos que seja um trabalho importante. Segundo eles, um fator que dificulta o êxito na prova é o nervosismo. Os participantes vêm muito tensos, com medo, roem as unhas… O intuito do projeto é diminuir esse sentimento”, explica.

No local, enquanto aguardam a hora de entrar no carro e realizar o percurso no pátio do Detran, no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife, os alunos que tiverem interesse podem participar da atividade. São realizadas práticas de respiração, meditação e trabalho corporal, com alongamento e relaxamento, que auxiliam a relaxar e ter mais foco.

“Estamos utilizando técnicas que preparam o corpo e mente. O foco é não é na aprovação em si, mas na experiência positiva e de autocontrole do candidato. A respiração é nossa principal fonte de energia, por isso fazemos técnicas de respiração e meditação guiada. Estamos cuidando da qualidade de vida dos candidatos”, pontua a psicóloga e instrutora de respiração e meditação da organização Arte de Viver, Raquel Bertozi Lucchesi. De acordo com ela, independente do resultado, o importante é que o candidato saia da prova consciente de suas capacidades e erros. (Jc Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário