Páginas

sábado, 22 de dezembro de 2018

Denatran lança atualização que permite validar CNH Digital sem ir ao Detran


JC Online

O Ministério das Cidades lançou, nessa quinta-feira (21), uma atualização do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que permite que o condutor tenha acesso à sua CNH Digital sem a necessidade de se dirigir a um Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ou de possuir o certificado digital para validá-la. A atualização está disponível para as pessoas que já possuem o QR Code na CNH, versão que começou a ser produzida pelos órgãos estaduais de trânsito em 2017.

A novidade foi criada em uma parceria entre o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Até o momento, de acordo com o Ministério das Cidades, 620 mil CNHs Digitais foram emitidas em todo o País. Para tornar possível o ativamento remoto da CNH, duas ferramentas de segurança foram implantadas, sendo elas o QR Code e o reconhecimento facial. Desta forma, o usuário passará por uma validação biométrica facial, que é feita por meio da câmera do celular.

Passo a passo

Para ter acesso à novidade, é preciso que o usuário possua o aplicativo CDT, que está disponível no Google Play e na App Store. As pessoas que já têm o app, devem ficam atentos e baixar a atualização 2.3.0. Após fazer o download, o condutor deve realizar o cadastro e receberá um e-mail. É necessário clicar no link enviado pelo e-mail para ativar o cadastro. Em seguida, deve-se fazer o login no aplicativo e clicar em "adicionar documento", selecionando a opção CNH Digital.

Para ativar remotamente a CNH, a pessoa deve escolher a opção "pelo celular". O usuário deve primeiro fazer a leitura do QR Code, utilizando-se do seu celular. Depois, ele faz um movimento físico, que será lido pela câmera do celular, para garantir que ele é a mesma pessoa cadastrada. Em seguida, é só confirmar a validação, informando o número do telefone. O app vai solicitar que a pessoa crie uma senha de quatro dígitos, chave de acesso que deverá ser inserida sempre que o documento digital for ser utilizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário