Dirigentes de Cultura do Brasil se reúnem em manifesto contra extinção do Ministério


JC Online

O Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Cultura dos Estados lançou, na manhã da segunda-feira (3), uma carta aberta intitulada "Fica, MinC! Em defesa da permanência do Ministério da Cultura". O manifesto versa sobre o cenário que o Brasil tem vivido nos últimos tempos e o anúncio da extinção do Ministério da Cultura (MinC) defendido pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). A carta foi assinada por 20 Estados e o Distrito Federal. Entre eles, Pernambuco foi representado por Antonieta Trindade, atual secretária de cultura de Pernambuco. A entidade é presidida, atualmente, pelo secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba.

Entre os pontos levantados no manifesto, vale ressaltar a importância econômica no MiniC no país. "No Brasil, o setor cultural gera 2,7% do PIB e mais de um milhão de empregos diretos, englobando as mais de 200 mil empresas e instituições públicas e privadas. São números superiores a muitos outros setores tradicionais da economia nacional. E a tendência é de contínuo crescimento", diz a carta. "Lembrando ainda que a Lei Rouanet, hoje tão injusta e equivocadamente atacada, representa apenas 0,3% do total de renúncia fiscal da União e incentiva milhares de projetos em todo o país que geram renda e empregos", defendem.

Relembre o caso

"Nós vamos extinguir o Ministério da Cultura e teremos apenas uma secretaria para tratar do assunto. Hoje em dia, o Ministério da Cultura é apenas centro de negociações da Lei Rouanet". A frase dita por Bolsonaro ameaçava o Ministério de Cultura antes mesmo que a eleição estivesse ganha. Entre boatos sobre a possibilidade de anunciar o ator Alexandre Frota como candidato a ministro de cultura, Bolsonaro manteve o desejo de desfazer o ministério. "Não escolhi ministro da cultura, até porque, chegando lá, nem existirá esse Ministério, será uma secretaria dentro do Ministério da Educação", explicou.

Comentários

Anterior Proxima Página inicial
Blog do Ivonaldo Filho - Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.