Páginas

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Flores atinge 100% na cobertura de atenção básica e recebe prêmio do Governo de PE



O município de Flores, no Sertão do Pajeú foi premiado pelo Governo de Pernambuco por alcançar nota 8,9 nos indicadores do Pacto pela Saúde.

O bom desempenho da gestão municipal, através da Secretaria de Saúde foi revelado nesta quara-feira (19), pela XI - Gerência Regional de Saúde - o que consolida o município entre os melhores da região, na prestação de serviços em saúde, para população.

Os números demonstram que a gestão municipal, vem realizando monitoramento mensal da execução das ações de saúde propostas no município e da situação dos indicadores de saúde, que vem reduzindo os índices de mortes que podem ser evitadas e, avaliando o desempenho da rede de serviços de saúde na cidade, bem como as novas metas de ações estratégicas discutidas em audiências para avanços dos indicadores.

Fazendo um comparativo entre 2016 e 2018, o município reduziu, por exemplo, a taxa de mortalidade infantil. Em 2016, o percentual de mortes da população infantil era de 77,3% e segundo os números apresentados pela XI GERES, o percentual caiu para -34,8%.

Os números refletem as condições de desenvolvimento socioeconômico e infraestrutura ambiental, bem como o acesso e a qualidade de recursos disponíveis para a atenção à saúde materna e da população infantil.

Outro ponto importante e que merece destaque, é o percentual da cobertura pelas equipes de atenção básica, que aumentou a cobertura populacional estimada, com vistas ao fortalecimento do planejamento do Sistema Único de Saúde – SUS. Na série do ano em curso, a Secretaria de Saúde do Município, implantou 7 novas equipes e atingiu 100% de cobertura, ou seja, 22.567 pessoas estão sendo alcanças pelos serviços de atenção básica do muncípio.

Para o prefeito, Marconi Santana, o bom desempenho  é “fruto de um trabalho contínuo, na valorização dos nossos servidores e dos investimentos que temos feito em compra de equipamentos, melhoramento da infraestrutura dos nossos equipamentos de saúde e na aplicação correta dos recursos que são destinados para o fortalecimento da atenção básica”.

Joselma Cordeiro, Secretária de Saúde, ressalta  o olhar da gestão municipal e aos responsáveis diretos pelo os resultados alcançados.

“Agradeço a Marconi por todos os investimentos na área da Saúde, pela sua visão diferenciada em melhorar os indicadores como todo. A Lucila pela dedicação e preocupação com essa pasta que vive em constante crescimento e aos técnicos municipais com todos os trabalhos de prevenção e promoção de Saúde”, comemorou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário