Páginas

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Implantação de CNH de plástico e com chip é adiada pelo Contran


JC Online

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) adiou o prazo para que os novos modelos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) comecem a ser produzidos. A nova carteira, que é fabricada com plástico, e não mais com papel, como é feita atualmente, deveria começar a valer no dia 1º de janeiro de 2019, mas o Contran publicou, no Diário Oficial, a resolução número 747, que adia a novidade para 31 de dezembro de 2022.

"Os órgãos e entidades executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal deverão adequar seus procedimentos para adoção do modelo da CNH estabelecido pela presente Resolução até 31 de dezembro de 2022, quando ficará revogada a Resolução Contran nº 598, de 24 de maio de 2016", diz o texto publicado no Diário Oficial.

A nova CNH, também chamada de "CNH Inteligente", será produzida com plástico e contará com um microchip, que funcionará como um cartão de débito/crédito. Na parte da frente, o cartão conta com o nome do condutor, data e local de nascimento, data de emissão, validade, CPF, órgão emissor, número do registro, RG e assinatura, além da foto do condutor e a categoria. No verso, haverá um QR Code, observações, informações complementares e registros complementares.

CNH em constante mudança

Em janeiro do ano passado, a CNH também passou por mudança, e começou a contar com QR Code e mais requisitos de segurança. Este modelo, que é produzido atualmente, tem papel com marca d'água, tintas de variação ótica e fluorescente e imagens secretas. Ela conta, ainda com duas sequências de números de identificação nacional do Registro Nacional e do Espelho da CNH - e uma de identificação estadual – do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach).

Nenhum comentário:

Postar um comentário