Páginas

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Novo sistema de abastecimento do distrito de Cabanas, em Cachoeirinha, fica pronto em janeiro


Os moradores do  distrito de Cabanas, zona rural do município de Cachoeirinha, no Agreste, vão iniciar o ano de 2019 com água de qualidade nas torneiras.  Em janeiro, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa)  estará  testando o novo sistema de abastecimento da localidade concebido para operar com águas da Transposição do Rio São Francisco. A obra, que irá beneficiar 800 famílias, é uma derivação da Adutora do Agreste entre Belo Jardim e Tacaimbó, partindo da BR 232 em direção ao distrito.

Já foram implantados  nove quilômetros de adutora  de um total de dez previstos. Além disso, o sistema possui seis quilômetros de rede de distribuição, que já foi assentada,  com capacidade para transportar cinco litros de água, por segundo. A obra é uma parceria entre a Compesa e a Prefeitura de Cachoeirinha, que  colabora com o envio de máquinas para as escavações e  também participa da retirada de materiais, a exemplo de pedras e paralelepípedos.

A iniciativa, segundo o presidente da Compesa, Roberto Tavares, é mais um compromisso assumido pelo governador Paulo Câmara para levar água para localidades de pequeno porte. “O governador sempre diz que o valor social de uma obra de saneamento independe se ela é grande ou pequena. O benefício para o povo é o mesmo”, afirmou.

No momento, os técnicos da Compesa estão  trabalhando no ponto de interligação entre as adutoras, uma das etapas finais do empreendimento. “Restam poucos ajustes, assim que a obra de interligação das adutoras for concluída e a água na adutora do agreste tiver passando nesse trecho teremos condições de iniciar os teste para atender os moradores do distrito com a água do Velho Chico,”, afirmou o  gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Augusto Dantas.

Para o prefeito de Cachoeirinha, Ivaldo de Almeida,  a Compesa  está realizando uma das obras mais importantes para o município, uma iniciativa esperada há mais de 50 anos pela população do distrito de Cabanas. “Registramos a nossa satisfação em apoiar  essa  ação, que é também a dos moradores  de Cabanas  por mais uma ação do Governo de Pernambuco em nossa cidade, realizada por meio  da Compesa”, concluiu o prefeito.

Atualmente, Cabanas é atendida por um sistema de abastecimento alimentado  por poços. “A Compesa chega ao distrito com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população e fazer com que ela seja abastecida de forma satisfatória durante todo o ano”, finaliza Roberto Tavares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário