Páginas

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Cancelamento de fala à imprensa causa dano à imagem da comitiva brasileira em Davos


O cancelamento de uma fala à imprensa do presidente Jair Bolsonaro e dos ministros Sérgio Moro (Justiça), Paulo Guedes (Economia) e Ernesto Araújo (Relações Exteriores) causa um dano enorme à participação da comitiva brasileira em Davos.

O encontro com jornalistas estava previsto para 13h (horário de Brasília). Quando chegou perto da hora marcada, Bolsonaro decidiu ir para o hotel. Segundo a assessoria da Presidência, ele estava cansado e precisava se poupar fisicamente.

O cancelamento frustrou a expectativa dos participantes do Fórum de ouvir a comitiva brasileira mais detalhadamente sobre as propostas do novo governo.

Especialmente, essa seria a oportunidade para Paulo Guedes expor com mais abrangência suas ideias na economia.

Até aqui, o ministro da Economia tem feito reuniões fechadas com autoridades de outros países e investidores. A receptividade às ideias do ministro tem sido muito boa. Perdeu-se uma ocasião em que ele pudesse apresentá-las publicamente. O cancelamento desorganizado da fala à imprensa prejudicou a estratégia de Guedes.

Investidores que pensam em pôr dinheiro no setor produtivo do Brasil, como projetos de infraestrutura e abertura de empresas, são racionais e não se apavoram com um cancelamento de entrevista. O que eles analisam são as propostas do governo e a capacidade de colocá-las de pé.

No entanto, o cancelamento desorganizado, da forma como ocorreu, pode desgastar a imagem do presidente Bolsonaro diante de situações de pressão. Isso não é um bom sinal para um presidente, especialmente em um ambiente como Davos, em que todos estão de olho nos primeiros passos do novo governo brasileiro. (BLOG DO JOÃO BORGES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário