Páginas

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Mil bolsas de estudo serão distribuídas para alunos de escolas públicas


Karoline Guerra nasceu com o destino quase traçado. Em Santa Cruz do Capibaribe, Agreste do estado, o futuro esperado era de trabalho no polo têxtil da região, que emprega boa parte da população. A mãe, as tias, os primos e todos os parentes conhecidos de Karoline atuam em um das fases na produção de roupas. Ela quebrou o ciclo ao ingressar, no início do ano passado, no curso de direito na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Sair da cidade natal e estudar a 185 km de casa, porém, não seria fácil. A mudança para o Recife só foi possível porque Karoline, de 19 anos, foi uma das estudantes selecionadas pela primeira edição do Programa de Acesso ao Ensino Superior (PE no Campus), com oferta de bolsas para que estudantes egressos da rede estadual de ensino se mantenham no ensino superior. Nesta segunda-feira (14), o segundo edital do programa foi lançado e vai oferecer mil novas vagas para candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 ou que participaram do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), da Universidade de Pernambuco (UPE). Foi o que publicou o Diário de Pernambuco.

Do total de vagas, 900 serão destinadas aos que prestaram o Enem e 100 aos participantes do SSA. Para concorrer às bolsas, o estudante deve ter cursado todo o ensino médio na rede pública de ensino. O candidato não precisa ter concluído a educação básica em 2018 – o limite do programa é ter concluído o ensino médio, no máximo, há cinco anos. No entanto, é necessário ter feito a última edição do Enem, uma vez que a nota será exigida na inscrição. Outros critérios são renda familiar máxima de três salários-mínimos e ter residência fixa igual ou superior a 50 km da universidade onde vai estudar. “A ideia do programa surgiu quando visitamos uma escola em Flores (Sertão do estado). A escola tinha um dos melhores índices de desempenho, mas os alunos não se inscreviam no Enem ou em vestibulares. Não porque achavam que não passariam, mas porque sabiam que não teriam como se manter fora da cidade”, pontuou o governador do estado, Paulo Câmara, que assinou o decreto de regulamentação do processo seletivo do PE no Campus 2019.

Um levantamento da Secretaria Estadual de Educação e Esportes mostrou que o número de alunos da rede pública de Pernambuco inscritos no Enem saltou de 40% para 70% entre as edições de 2017 e 2018 do exame. “O PE no Campus se divide em duas fases. A primeira é feita durante o ano letivo nas escolas, com o incentivo à inscrição no Enem e nos principais vestibulares. Os estudantes são orientados e recebem auxílio na retirada de documentos necessários para fazer as provas. A meta é aumentar a taxa de participação para mais de 80% no exame deste ano”, afirmou o secretário estadual de Educação, Frederico Amancio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário