PF alerta para golpe que usa ofertas de material escolar como isca



JC Online

O mês de janeiro é sinônimo de compra de material escolar para muitos pais, que costumam prestar muita atenção em preços e descontos para economizar. No entanto, a Polícia Federal alerta que é necessário ficar atento também a um novo golpe que tem ganhado espaço nas redes sociais e se aproveita desse período pré-escolar como isca para captar informações pessoais e senhas de instituições financeiras.

De acordo com informações da PF, mais de 560 mil brasileiros já foram enganados. A mensagem enganosa circula sobretudo através do WhatsApp e Facebook Mensseger desde o dia 3 de janeiro, e promete, caso um link seja compartilhado com mais cinco amigos, amostra grátis de produtos da Faber-Castell, empresa especializada em material escolar. Semelhante a outros casos, a estratégia é chamar atenção utilizando temas que desperte o interesse do maior número possível de pessoas e as faça clicar no link malicioso.

Após este procedimento, o usuário é redirecionado para uma página que requisita informações pessoais (número de telefones e documentos, e-mail, endereço) para que supostamente os produtos sejam entregues. A intenção é roubar dados a serem utilizados em golpes financeiros através de um vírus instalado no celular ou computador e também dar lucro ao golpista com downloads de programas e comerciais para os quais estão sendo direcionados.



Por meio de nota, a Faber-Castell informou que não está realizando nenhuma ação promocional via canais de terceiros, e esclareceu que sempre que realiza promoções elas são feitas por meio de seus canais oficiais, como sites e redes sociais.

Como se proteger

A Polícia Federal sugere cinco atitudes para se proteger e evitar esse tipo de golpe. São elas:

1-Evite clicar em links suspeitos nos quais você não sabe a procedência;

2-Preste atenção em erros ortográficos do anúncio;

3-Faça uma consulta na internet sobre a informação para ver se não trata-se de um golpe;

4-Desconfie de promoções que parecem boas demais e dizem presentear usuários com brindes em troca de compartilhamento;

5-Se receber qualquer promoção em seu celular ou computador, vá até o site oficial da empresa e verifique se a oferta está mesmo sendo oferecida.

Comentários

Anterior Proxima Página inicial