Páginas

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Quarta edição do “UFPE no Meu Quintal” segue até domingo (27) em Solidão


Segue até este domingo (27) a quarta edição do “UFPE no Meu Quintal”, iniciada no último domingo (20), no município de Solidão, no sertão do Pajeú. São 83 estudantes, dos três campi da UFPE (Recife, Vitória e Caruaru), atuando em 45 oficinas – que ocorrem nos turnos da manhã, tarde e noite – sobre temas como “Atendimento é arte”, “Inclusão no contexto escolar: um novo olhar para educação”, “Produção audiovisual” e “Um diálogo sobre saúde mental e seus rebatimentos no cotidiano”. É o que informa o Proaes.

Os eixos temáticos das oficinas variam desde arte, cidadania, meio ambiente, política, saúde, esportes e assistência social. A cerimônia de abertura, realizada no último domingo, contou com a presença do prefeito de Solidão, Djalma Alves, e a secretária de educação do município, Aparecida Ramos. A solenidade de recepção dos integrantes do projeto ainda contou com festividades da cultura local.


Esta quarta edição do “UFPE no Meu Quintal” conta com duas professoras da Universidade do Cabo Verde participando da operação, além da visita de federações de diversas modalidades esportivas, como tiro com arco, jiu-jitsu, capoeira, esgrima e rugby para dinâmicas adicionais com a população, nas escolas e/ou ao ar livre. Também há o acompanhamento dos estudantes pelo Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensões no Campo da Política da Criança e do Adolescente (Gecria), liderado pela professora Valéria Nepomuceno, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade.

Foto Marcia Assunção

PROJETO – Esta edição é fruto da parceria entre a Universidade, por meio da Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes) e do Centro Acadêmico de Vitória (CAV), e a prefeitura de Solidão. O “UFPE no Meu Quintal” já teve edições realizadas nos municípios de Tabira (julho de 2017), Iguaracy (janeiro de 2018) e Tuparetama (julho de 2018), além de ações compactas realizadas na comunidade do Alto do Reservatório em 2018, nos arredores do CAV.

O projeto “UFPE no Meu Quintal” propõe uma vivência extensionista à dinâmica de formação do graduando da UFPE, tendo como foco seis eixos de atuação (meio ambiente; tecnologias sociais e desenvolvimento humano; saúde; educação; cultura; justiça e cidadania), com execução em municípios parceiros em Pernambuco. A proposta é que os projetos possam contribuir para a capacitação e o desenvolvimento da comunidade em que serão realizados.

Fotos Marcia Assunção e Proaes

Nenhum comentário:

Postar um comentário