Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulga novo edital para o processo seletivo com 108 vagas


A Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulga novo edital para o processo seletivo da Residência Médica com 108 vagas. Podem participar estudantes de medicina que comprovem a conclusão do curso ou graduados que atendam os pré-requisitos especificados no edital.  As inscrições serão efetuadas exclusivamente pela internet, no endereço www.upenet.com.br, a partir da próxima sexta-feira (1º/02) até 12 de fevereiro. Esse é o segundo processo seletivo promovido pelo Estado desde outubro do ano passado. Com isso, aumenta para 1.373 o número de vagas disponibilizadas pelo Governo de Pernambuco para formação e qualificação dos profissionais de saúde do Estado.

Das vagas, 31 são novas, aprovadas recentemente pela Comissão Nacional de Residência Médica. Entre as novidades, destaque para a residência de cirurgia bariátrica no Hospital das Clínicas (HC). As outras 77 vagas são as que não foram preenchidas do certame realizado em 2018. As especialidades da seleção são: Cirurgia Geral; Medicina de Família e Comunidade; Oftalmologia; Ortopedia e Traumatologia; Cancerologia Clínica e Cirúrgica; Hematologia e Hemoterapia; Nefrologia e Nefrologia Pediátrica; Infectologia; Hematologia e Hemoterapia Pediátrica; Neonatologia; Psiquiatria Infantil; Mastologia; Ecocardiografia; Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista; Eletrofisiologia Clínica Invasiva; Ultrassonografia em Genecologia e Obstetrícia; Endoscopia Genecológica; Cirurgia de Cabeça e Pescoço; Anestesiolgia Pediátrica e Cirurgia Torácica. O valor da bolsa é de R$ 3.330,43.

A prova da seleção será realizada no próximo dia 24.02, no Recife. O resultado final será divulgado no dia 13 de março. Os candidatos devem ficar atentos aos prazos e às documentações necessárias para cada etapa de seleção. Os aprovados deve realizar a pré-matrícula on-line no rhose.saude.pe.gov.br, a partir da divulgação do resultado. A matrícula deve ser feita no dia 15 de março, com assinatura do termo de compromisso. O início da residência será em 16.03. Dúvidas em relação ao processo seletivo devem ser enviadas para o e-mail: iaupe.residenciamedica2019@gmail.com.

AVANÇOS – Grande parte das ampliações e abertura de novos programas só foram possíveis graças ao financiamento do Governo do Estado, responsável por 70% dos recursos na área de residência, que correspondem a R$ 80 milhões. "Mesmo com os cortes orçamentários do Governo Federal nos recursos para a formação em saúde, Pernambuco continua investindo na qualificação dos nossos profissionais da saúde, com diversificação de áreas de atuação dos programas de residência e criação de vagas em especialidades estratégicas. Esses esforços mostram o compromisso do Estado com o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS)", pontua a secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da SES, Ricarda Samara.

Nesse contexto, Pernambuco, além de ser pioneiro no Brasil na implantação de programas de residências, tem se destacado como um dos mais importantes pólos formadores de especialistas, atraindo profissionais de todo o Norte-Nordeste.

Comentários

Anterior Proxima Página inicial