Carnaval também é tempo de cuidar da pele


Para aproveitar o Carnaval sem arriscar a saúde da pele, alguns cuidados são necessários, sejam nos foliões adultos ou crianças. O uso de maquiagem, glitter, espumas e tinturas para pele e cabelos, além da exposição prolongada ao sol, podem causar danos irreversíveis, mas é possível evitá-los com algumas precauções. A aplicação de protetor solar com fator acima de 30 é essencial para a proteção contra os raios solares que são prejudiciais à pele e a reaplicação é indicada a cada duas ou três horas. 

"É importante lembrar que o suor e a movimentação em ambientes aglomerados podem contribuir para a perda do protetor. A reaplicação vai garantir a fixação do produto pelo mesmo tempo da exposição ao sol", recomenda a médica dermatologista Kátia Oliveira, chefe do Departamento de Dermatologia do Hospital Otávio de Freitas (HOF). Se possível, também é recomendável utilizar roupas e acessórios em tecido com proteção UV.

Já as crianças merecem atenção especial com o uso de fotoprotetores apropriados. Os responsáveis devem escolher roupas e acessórios confortáveis, adequados, evitando tecidos sintéticos e sempre manter a hidratação dos pequenos. Mesmo para quem vai passar o Carnaval longe da folia, não se deve esquecer de utilizar repelentes, aplicando na pele sobre o protetor solar e sobre a roupa.  

Para quem tem cabelos muito finos, claros ou calvície, também é essencial que se aplique o protetor no couro cabeludo, ou utilize outros adereços para garantir a proteção, como chapéu, boné, lenços ou turbantes, já que a região também pode sofrer queimadura solar por estar sempre exposta. Uma forma prática é utilizar protetor solar em spray. Também não se pode esquecer dos lábios, que são muito sensíveis ao sol, principalmente nas pessoas de pele muito clara ou com histórico de ferimentos labiais recorrentes, sendo necessário o uso de protetor labial.

Alguns produtos como purpurina, espumas e tinturas para cabelos podem desencadear alergias na pele e olhos. Antes de utilizar esses produtos, observar se são dermatologicamente testados e a validade. Não esquecer de retirar a maquiagem com demaquilante, antes de dormir. Em caso de irritação da pele ou olhos, retirar o produto imediatamente e procurar um dermatologista, se necessário. 

Comentários

Anterior Proxima Página inicial