Páginas

quinta-feira, 14 de março de 2019

Mais de 20 imigrantes venezuelanos chegam a Pernambuco nesta quarta-feira


Desembarcam às 13h desta quarta-feira (13), na Base Aérea do Recife, 23 imigrantes venezuelanos. A aeronave vem de Roraima, onde o grupo estava abrigado emergencialmente. A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Executiva de Assistência Social (SEASS), acompanha o atendimento das demandas apresentadas pelo público. Foi o que informou o Diário de Pernambuco.

Todos chegam a Pernambuco com o CPF, carteira de trabalho e solicitação de refúgio. Os imigrantes chegam para substituir famílias que já conquistaram autonomia, através da inclusão no mercado de trabalho, e saíram das residências da ONG para outro local de própria escolha. A vinda dos venezuelanos para Pernambuco faz parte do Plano de Interiorização do Governo Brasileiro, organizado pelo Comitê Nacional para Refugiados e operacionalizado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), que desde o início do ano passado tratam do fluxo migratório desses estrangeiros.

Com a chegada desse novo grupo, o número de venezuelanos acolhidos no estado chegará a 260, todos atendidos pela ONG Aldeias Infantis, em Igarassu, local que possui estrutura residencial composta por dez casas com cinco quartos que cabem até 10 pessoas. Ao todo, 63 pessoas daquela nacionalidade estão desembarcando no Recife, mas 31 pessoas seguem para o estado da Paraíba e outras 8 irão para o Rio Grande do Norte. 

Após se intalarem, os imigrantes receberão atendimento de saúde, as crianças em idade escolar serão encaminhadas às unidades de ensino e os adultos receberão orientações estratégicas de qualificação profissional para inserção no mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário