Páginas

sábado, 23 de março de 2019

Secretaria Municipal de Saúde segue adiante com cronograma de ações no combate as arboviroses em Carnaíba


A Prefeitura de Carnaíba, através da Secretaria Municipal de Saúde, continua firme nas ações de enfrentamento das arboviroses no município, buscando reduzir o Índice de Infestação Predial-IIP e a prevenção de doenças transmitidas pelo aedes aegypti.

Nesta quinta-feira, 21/03, as ações ocorreram no distrito de Ibitiranga, contando com a participação das equipes de Saúde da Vigilância em Saúde e Atenção Básica, tendo ainda parceria do Programa Mãe Coruja Pernambucana, Secretaria de Assistência Social (CREAS, CRAS, Criança Feliz), Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Secretaria de Educação, com participação de alunos da Escola Municipal José Batista Neto. Ainda houve o apoio na ação da equipe de Vigilância em Saúde da X Regional de Saúde e alunos do Curso Técnico em Vigilância em Saúde.

Na ocasião, foram realizadas visitas as famílias da localidade, com orientações e informações sobre a situação epidemiológica da comunidade e demonstração de como eliminar possíveis focos do mosquito no âmbito residencial. Também foi realizada a entrega de repelentes para a comunidade. Além disso, a Secretaria de infraestrutura enviou suporte de máquinas para realizar a limpeza de terrenos e locais públicos suscetíveis a criadouros do mosquito.

A Coordenação de Vigilância em Saúde ressalta que a intensificação das ações tem sido extremamente importante neste período de chuvas, pois é o período mais vulnerável à proliferação do aedes, tendo em vista o sistema de armazenamento de água em reservatórios, muitas vezes descobertos, sendo um local de risco para que ocorra o ciclo de reprodução do mosquito. Por isso, os cuidados em eliminar esses criadouros são fundamentais para controle do vetor.

Ainda é importante enfatizar que com a intensificações das ações já foram obtidos resultados satisfatórios, com a redução do IIP de 6,2%, no primeiro ciclo, para 2,9% no segundo ciclo, segundo informações da Vigilância em Saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário