Páginas

quinta-feira, 14 de março de 2019

Web completa 30 anos e pode ter virado 'monstro fora de controle'


A World Wide Web comemora seu 30º aniversário, mas as fake news e redes sociais estão atrasando sua entrada na maturidade, levando seu inventor, Tim Berners-Lee, a lançar uma campanha para "salvar a Web".

Esse jovem físico britânico havia imaginado em 1989 um "sistema descentralizado de gerenciamento de informações", que se tornou a certidão de nascimento da Web, enquanto trabalhava no Centro de Computação do Cern (organização europeia de pesquisa nuclear), perto de Genebra.

Trinta anos depois, nada difere do velho escritório de Berners-Lee, exceto por uma placa comemorativa na entrada e um antigo anuário de Cern afixado na porta. Ao lado do nome Berners-Lee Timothy, alguém escreveu maliciosamente: "MOMENTANEAMENTE AUSENTE DO ESCRITÓRIO".

"Tim estava trabalhando muito, a luz sempre estava acesa em seu escritório", conta à AFP François Flückiger, que assumiu a direção técnica da Web no Cern após a saída de Berners-Lee do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, no final de 1994.

Tim Berners-Lee era responsável pelo anuário interno do Cern, mas, à margem de sua atividade, procurava permitir que milhares de cientistas em todo mundo compartilhassem remotamente suas pesquisas sobre o trabalho da organização. Por AE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário