Campus Serra Talhada do IF Sertão-PE promove Dia da Saúde em parceria com instituições do município


Durante toda esta quarta-feira (24), quem passou pelo campus Serra Talhada do IF Sertão-PE, pôde usufruir de diversos serviços gratuitos de cuidados à saúde. A ocasião, conhecida como Dia da Saúde no campus, trouxe, nos três turnos de aulas, informações diversas aos alunos e servidores do Instituto.

Segundo a comissão organizadora, ao todo foram realizados 664 atendimentos, entre testes para a detecção de DST's, diabetes, hipertensão, tipagem sanguínea, avaliação nutricional, vacinação contra o vírus da influenza e verificação de saúde bucal. Isso tudo só foi possível graças as parcerias entre o IF Sertão-PE, Secretaria de Saúde do Município, Centro De Ensino e Pesquisa Em Emergências Médicas (CEPEM) e a Faculdade de Integração do Sertão (FIS), através dos cursos de enfermagem e odontologia. 

Em paralelo a estes atendimentos, o auditório do campus foi o local escolhido para a realização de algumas palestras acerca de temas relacionadas à saúde e bem-estar. Pela manhã, a estudante Bárbara Santos falou sobre o projeto de extensão “Saúde em Ação” que desenvolve sob orientação da médica do campus, Mauriciana Carvalho e a coordenação do curso de odontologia da FIS, juntamente a alguns estudantes, falaram sobre saúde bucal.

Quem também falou da sua experiência foi o enfermeiro Ícaro Carvalho, que mostrou um pouco da pesquisa de mestrado que tem feito acerca das diretrizes de educação em saúde para o Ensino Médio. Segundo Ícaro, que também foi um dos organizadores do evento, a resposta foi bastante positiva, no que se refere ao engajamento do público. “Nós tentamos montar uma programação de acordo com a realidade do campus, e percebemos que foi muito proveitoso. As pessoas participaram ativamente das palestras, assim como dos serviços que estavam sendo prestados aqui”, destacou. 

No turno da tarde, os alunos assistiram a uma palestra sobre exploração sexual de crianças e adolescentes, realizada por representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Serra Talhada e a apresentação do projeto de iniciação científica da estudante Cecília Luckwu que, sob orientação da professora Adriana Bispo, realiza avaliações clínicas em pacientes com Síndrome de Turner. Para a jovem, expor o que tem aprendido aos demais colegas foi desafiador. “O momento foi bacana principalmente porque instiga a curiosidade ao estudo científico pra quem quer trabalhar em pesquisa, e em relação ao evento em si, foi importante porque muitas vezes as pessoas não fazem regulamente os serviços que foram ofertados”, concluiu Cecília. 


À noite os atendimentos continuaram para os estudantes dos cursos subsequentes, PROEJA e Licenciatura em Física. O setor de saúde do campus, assim como toda a comunidade acadêmica, agradecem a todas as instituições parceiras, que contribuíram para o sucesso do Dia da Saúde no campus. 

Comentários

Anterior Proxima Página inicial