Páginas

segunda-feira, 1 de abril de 2019

SAÚDE / Encontro em Garanhuns finaliza capacitação sobre TUBERCULOSE em municípios do Agreste Meridional


Aconteceu nesta sexta-feira (29) no auditório da FUNASA em Garanhuns, o encerramento do ciclo de oficinas sobre tuberculose, realizado pela Coordenação de Vigilância em Saúde da V Gerência Regional (V GERES), da Secretaria Estadual de Saúde. Para o encontro foram convidados representantes dos 21 municípios da regional.

A gestora da V GERES, Catarina Tenório, presidiu a mesa de abertura, que contou com representantes do COSEMS, coordenações da gerência, secretários municipais e suas equipes. "O modelo implantado de levar as oficinas ao municípios deu certo, aproximou a gerência das secretarias e dos profissionais da ponta do SUS, e deve ser modelo para outras capacitações, se tivermos o tempo de planejamento e desenvolvimento das oficinas" - registrou.

Segundo Conceição Santana, coordenadora da Vigilância em Saúde, desde novembro que a Geres vem realizando estas oficinas de capacitação para combate e controle da tuberculose na região. "É importante registrar as parcerias com as demais coordenações, as secretarias municipais e em especial, nossos instrutores, facilitadores do aprendizado, Carlos Rafael e Géssika Silva, que foram imprescindíveis para os 100% das oficinas" - registra.

Marcos Calado Filho, secretário de saúde de Caetés e vice-presidente do COSEMS, registrou em sua fala a importância da ação, quando trata de uma doença presente na região, considerada negligenciada e que precisa de iniciativas como esta da V GERES.

O encontro nesta sexta-feira foi a culminância da Semana de Combate à Tuberculose, vivenciada de 24 a 28 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário