Embora seja obrigatório desde 2013 que as lojas e demais
estabelecimentos informem na nota fiscal o valor de tributos que está embutido
em uma compra, a maioria dos consumidores afirma que desconhecem essa
informação. É o que aponta um levantamento da Confederação Nacional de
Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil)
divulgada nesta segunda-feira (27). Segundo a pesquisa, 74% dos consumidores
brasileiros não têm o hábito de procurar saber o quanto pagam de imposto ao adquirir
um bem ou contratar um serviço.
Mesmo com a maior parte das pessoas afirmando não saber
quanto pagam de tributos, a grande maioria (93% dos entrevistados pela
pesquisa) opinam que a tributação é um fator que contribui para que alguns
produtos tenham um preço elevado no mercado. Já a falta de transparência é
motivo de queixa para 95% dos consumidores.
Pequenos empresários
A pesquisa também ouviu os empresários sobre seus hábitos
de conferir (ou não) quanto pagam de tributos. Entre os pequenos empresários, a
minoria (com 22% dos entrevistados) dizem que sabem exatamente o percentual de
imposto embutido nas transações comerciais. Já outros 32% dizem saber do valor
aproximado, enquanto a maior parte, com 41%, não soube responder.
Outro dado apresentado pelo levantamento é que 90% dos
micro e pequenos empresários consideram injusto sistema tributário do país. (G1)
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