Páginas

segunda-feira, 13 de maio de 2019

Carnaíba adere ao Programa de Aquisição de Alimentos


Na manhã desta segunda-feira (13/05/19), aconteceu na sede do IPA em Carnaíba, uma reunião com as presenças do Prefeito Anchieta Patriota, do Vice Júnior de Mocinha, das técnicas do escritório de Carnaíba Tereza Vasconcelos e Constança, também do Gerente Regional do IPA Deva Pessoa, com sede em Afogados da Ingazeira, e a participação de agricultores e fornecedores do município carnaibano.

Na pauta o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), onde ficou confirmado a adesão e o apoio da prefeitura de Carnaíba para com o IPA. De acordo com Deva Pessoa a proposta para 2019, foi confirmada. A primeira aquisição está prevista para dia 20 deste mês, próxima segunda-feira. Inicialmente, foi liberado para o município aproximadamente R$: 100.000.00 reais para beneficiar aproximadamente 70 produtores rurais.

Ao fazer o uso da palavra o prefeito ressaltou a importância do programa para ao município. "É mais uma ação importante do nosso governo, e essa adesão vai beneficiar os nossos agricultores, vai fortalecer a agricultura carnaibana, vai gerar renda", disse o gestor. 

A ação conta com a parceria entre o MDE, IPA e Prefeitura de Carnaíba, e vai atender em torno de 70 agricultores, fortalecendo a comercialização. Comprando vários produtos do agricultor familiar. Mais uma ação do governo do estado em parceria com prefeitura, beneficiando os agricultores e agricultoras rurais por meio do IPA (Instituto Agronômico de Pesquisa).


Em contato com a nossa redação, Deva Pessoa falou que essas reuniões estão sendo realizadas em todos os municípios da regional do IPA, no Pajeú, que são 13 municípios. Na ocasião, haverá discussões com os agricultores cadastrados no programa, informando algumas intervenções para melhorar o projeto, e divulgando os valores ao quais os municípios têm direito. Para o PAA foram liberados 12 milhões dias 17 e 18, de 19 a 20 vai ser 9 milhões, sendo que desses 9 milhões em todo estado, 1 milhão e 29 mil reais ficou para a regional de Afogados da Ingazeira.

O objetivo do programa é adquirir os produtos dos agricultores que são produzidos, e doados paras as instituições sócio assistenciais do município, a exemplo de escolas, creches, lar de idosos e outros. Foi liberado 1 milhão e 100 mil reais aproximadamente, e todos os municípios vão ser contemplados. O programa já está funcionando em Tabira, Solidão, São José do Egito, Itapetim e Carnaíba, faltam participar outros 08 municípios que integram a regional de Afogados.

Deva ainda disse ainda que o supervisor Petrônio esteve visitando Ingazeira, e de acordo com as informações repassadas, já está liberado, ou seja, o município se encontra com a documentação apta para o programa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário