A Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades
Federal realizou, nesta terça-feira (7) uma reunião para discutir as
estratégias do grupo em relação aos cortes no orçamento das universidades. Um
dos coordenadores da Frente, deputado Danilo Cabral (PSB/PE), defendeu que seja
feita a obstrução de toda a pauta em tramitação na Câmara Federal enquanto não
for reposto o orçamento, especialmente nas matérias orçamentárias.
“O que está acontecendo na área da educação é uma situação de extremo
tensionamento. E aqui devemos criar um espaço para organizar e fazer a
mobilização tanto do congresso nacional, como da sociedade”, afirmou
Danilo.
Juntamente com o deputado Tulio Gadelha (PDT/PE), Danilo vai agendar reunião
com as universidades pernambucanas para discutir a situação de cada uma
especificamente. Já na sexta-feira (10), Danilo Cabral se reunirá com a reitora
da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Maria José de Sena. “Como
coordenador da Frente, também iremos organizar uma agenda com os parlamentares
da bancada de Pernambuco e, além disso, realizaremos audiências públicas nos
estados para a discussão do tema.
Outros deputados também discutiram sobre novas ações judiciais que estão sendo
analisadas. A presidente da Frente, deputada Margarida Salomão (PT/MG), propôs
uma reunião com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, e com o presidente
do Senado, Davi Alcolumbre (DEM/AP).
Em Pernambuco, o funcionamento das universidades federais está ameaçado pelo
corte de 30%, anunciado na semana passada pelo Ministério da Educação. Diante
desse cenário, Danilo Cabral garante que vai questionar o governo federal. “É
uma questão inadmissível. A educação precisa ser priorizada e não pode sofrer
os constantes cortes. Vamos, juntamente com os parlamentares da Frente,
desenvolver ações que possam impedir a redução do orçamento na área”, criticou
o parlamentar.
Amanhã (8), a Comissão de Educação receberá o Ministro da Ciência e Tecnologia,
Marcos Pontes, a pedido do deputado Danilo Cabral. Na ocasião, o parlamentar
vai questionar sobre os cortes nas bolsas de pesquisa.
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