Páginas

quinta-feira, 30 de maio de 2019

Detran lança blitz psico-médico-pedagógica


O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco - DETRAN-PE, em parceria com as Associação Brasileira de Medicina de Tráfego – Abramet, está realizando ação voltada aos usuários que circulam na sede do Órgão, localizado na Estrada do Barbalho, 889 - Iputinga - Recife/PE. Trata-se de uma blitz psico-médico-pedagógica, onde não existe multa e a advertência deixa de ser penalidade e se transforma em cuidado. O projeto-piloto, lançado durante o Movimento Maio Amarelo 2019 e, nessa etapa inicial, vai até o dia 31 de maio, às 10h da manhã.

Os usuários são convidados a parar em um espaço nas dependências da Autarquia, antes ou depois de realizarem serviços e de entrarem no pátio de exames para realização do exame prático de direção veicular. Os itens veiculares não são inspecionados, mas os cidadãos participam de dinâmicas para avaliar questões como estresse, ansiedade, autocontrole, além de aspectos físicos que possam interferir no trânsito, prejudicando a mobilidade urbana e aumentando o risco de acidentes. No lugar do bafômetro, estão sendo realizados exames gratuitos para avaliar os níveis de pressão ocular, pressão arterial e glicemia.

As dinâmicas são conduzidas por uma equipe multidisciplinar formada por médicos e psicólogos especialistas em trânsito, além de pedagogos com especialidade nesta área. Com isso, o cidadão entende melhor por que é submetido a exames psicomédicos quando vai tirar a Carteira de Habilitação ou renovar o documento. A ação permite que os participantes interajam com os profissionais, compreendendo a importância da gentileza e do autocontrole por meio do autoconhecimento e da autocrítica. Como explica a gestora de Psicomédica do DETRAN-PE, Juliana Guimarães, não se trata de um teste. As questões psicomédicas são abordadas de forma lúdica e os objetivos são alcançados sem que os envolvidos precisem se sentir testados e sem haver nenhum tipo de tensão no processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário