Páginas

quarta-feira, 1 de maio de 2019

Flores registra índice satisfatório em ‘Mapa da Dengue’ do Ministério da Saúde


O Município de Flores, no Sertão do Pajeú está vencendo a luta contra a Dengue. O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (30), o resultado de um levantamento realizado em todos os municípios do território nacional, com o intuito de traçar o mapa atual de infestação do mosquito transmissor da doença. E o município de Flores registrou índice menor que 1% – considerado satisfatório pelo Ministério.  

O primeiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2019 revela que a incidência de casos de dengue no país entre janeiro e março subiu 339,9% em relação ao mesmo período de 2018.

Marconi Santana, prefeito do município, ao mesmo tempo em que comemora o bom resultado, fez cobranças ao Ministério da Saúde.

“O Ministério da Saúde faltou para com o Município de Flores, em virtude de ter liberado os transportes para a Vigilância Sanitária, para os municípios que estão nos índices mais altos possíveis e não premia aqueles que, realmente produziram algo de bom para população que, foi diminuir os índices de infestação”, cobrou o prefeito.  

Já a Secretária de Saúde, Joselma Cordeiro reforça que, “é necessário continuar conscientizando a população, pois está chovendo muito e vamos continuar trabalhando firmes, como tem orientado o nosso gestor municipal”, disse e acrescentando que, o bom resultado só foi possível “graças ao trabalho preventivo e investimento assegurados pela administração municipal.

Em 2016, no mesmo levantamento, o Ministério da Saúde apontou que oitenta e quatro municípios de Pernambuco ligaram o sinal vermelho diante do registro de grande quantidade de focos de mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Ou seja: 45% das 184 cidades apresentam número de insetos acima do tolerável pelos organismos internacionais e estão em situação de risco muito alto de surto de doenças.

Neste cenário, o município de Flores aparecia entre as 10 (dez) cidades, com o maior índice de infestação em Pernambuco. 

Chefia de Comunicação
Imagem: Júnior Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário