Páginas

sábado, 11 de maio de 2019

Jogos Escolares 2019 são abertos oficialmente pela Secretaria de Educação de Carnaíba


Com as arquibancadas do ginásio de esportes José Ângelo de Lima lotadas por alunos das redes municipal e estadual de ensino, no final da tarde desta sexta-feira (10/05) a secretária de educação de Carnaíba/PE, no Sertão do Pajeú, Cecília Patriota, declarou aberta oficialmente a edição 2019 dos Jogos Escolares Fase Municipal.

“O esporte, quando aliado à educação, é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento social ao favorecer a formação de valores morais e éticos, preparando os nossos jovens para a cidadania, para o trabalho coletivo e para o respeito aos limites do outro”, destacou Cecília Patriota, em sua fala.


A cerimônia ainda contou com a presença do prefeito do município, Anchieta Patriota (PSB), do vice-prefeito, Júnior de Mocinha (PSB), da coordenadora geral da secretaria de educação, Maria José, do diretor de esportes, José Jesus (Calango), e do vereador, Victor Patriota (PSB); bem como de diretores das escolas participantes.

A abertura dos Jogos chamou a atenção sobre importância da inclusão social. Alunos portadores de necessidades especiais foram aplaudidos de pé durante a cerimônia. O estudante, Pedro Jorge, da escola municipal Cônego Luiz Gonzaga Vieira de Melo, entrou com a Tocha Olímpica, e as alunas Sabrina Alves, da Padre José de Anchieta, e Maria Vitória, da Padre Frederico Bezerra Maciel, conduziram os pavilhões das Bandeiras de Pernambuco e Carnaíba, respectivamente. Já a Bandeira do Brasil foi levada até ao centro do ginásio pela aluna, Andreina Caroline, da Cônego Luiz Gonzaga Vieira de Melo.

Além disso, receberam premiação simbólica os alunos atletas, Clécio Gomes –  da Cônego Luiz -, Breno José – ex-Cônego Luiz e hoje estudante da Tomé Francisco -, e Emily Naely – ex-Conêgo Luiz e atualmente aluna da ETE Professor Paulo Freire. O trio se destacou em 2018 nos jogos escolares fase regional, estadual e nacional. Também foram premiadas com troféus as escolas, através de seus gestores, e houve apresentações culturais por parte de unidades de ensino e participação da Banda Filarmônica Santo Antônio e muito forró pé-de-serra, com o jovem sanfoneiro carnaibano, Maycon, e seu grupo.

Texto: Aryel Aquino
Fotos: Ivonaldo Filho


Nenhum comentário:

Postar um comentário