Páginas

quinta-feira, 16 de maio de 2019

Protesto contra cortes na educação reúne alunos e professores de diversas instituições em Salgueiro


Aproximadamente mil pessoas participaram de um protesto na tarde desta quarta-feira, 15, em Salgueiro, contra os cortes na educação anunciados pelo Governo Federal no início deste mês. O ato reuniu estudantes, professores, técnicos e demais servidores de instituições como o IF Sertão-PE, UPE, Fachusc e Univasf, além de escolas quilombolas e indígenas, das redes municipal e estadual. Vereadores e filiados ao Sintepe, CUT, SISEMSAL e outros sindicatos também participaram. Alguns sindicalistas aproveitaram para protestar contra a Reforma da Previdência.

Os manifestantes se concentraram às 15h na Praça da Bomba e saíram em caminhada acompanhados de carros de som num percurso pelas principais avenidas e ruas da área central da cidade. Antes de finalizar, ainda passaram pelo Girador do Prado e Praça da Academia das Cidades. Vez ou outra entoavam frases de efeito como “tem que ter coragem para lutar pela universidade” e “não é mole não, tem dinheiro pra milícia, mas não tem pra educação”.

No microfone, o professor Jussiel Lima, que leciona no Campus Salgueiro do IF Sertão-PE, ressaltou a importância da educação pública. “Estamos aqui para dizer não ao corte na educação. É a educação pública que desenvolve a sociedade. Nenhum país no mundo conseguiu se desenvolver sem investimentos na educação”, disse.

O ato aconteceu de forma pacífica, auxiliado pela Guarda Municipal de Trânsito, sem casos de vandalismo. Contudo, não faltou barulho dos apitos e muita batucada. (Blog Alvinho Patriota)

Nenhum comentário:

Postar um comentário