Páginas

terça-feira, 18 de junho de 2019

Em Carnaíba Agentes de Combate as endemias recebem smartphones para monitoramento das visitas domiciliares


A Secretaria Municipal de Saúde, esteve participando do evento realizado pela X Regional de Saúde, no auditório da CERALPA, em Afogados da Ingazeira para entrega dos smartphones aos agentes de endemias das prefeituras municipais desta regional. Na ocasião estiveram representando o município de Carnaíba, a Secretária de Saúde, Selma Marques; a coordenadora de Vigilância em Saúde, Claudia Marcelino; coordenador de endemias, Clyvanir Santos; e supervisor de equipe, Chrisalys Pereira.

A entrega dos smartphones irá subsidiar a implantação do E-Visit@, com o objetivo de monitorar e aprimorar as ações de controle e enfrentamento das arboviroses nos municípios, sendo que este possui tecnologia que permite o compartilhamento das informações de pesquisa em tempo real, facilitando o acesso a nível municipal, regional e estadual do conteúdo para melhorar a atenção e direcionamento de ações imediatas no tratamento do vetor, transmissor das arboviroses.

 No município de Carnaíba, a gestão tem demonstrado a preocupação em intensificar as ações de enfrentamento das arboviroses. Isso é evidenciado nas palavras do prefeito, Anchieta Patriota: ‘‘ O combate as arboviroses tem que ser constante. É uma preocupação do nosso governo, no sentido de fazer com que as pessoas não sejam acometidas. O poder público se preocupa com isso, e nós temos que envolver toda a população, no sentido de fazer diminuir os focos, que é uma função nossa e de toda a sociedade. Queremos fazer essa unidade de esforços da sociedade civil, dos governos do município, do estado e federal para que a gente reduza esses números perigosos que temos no estado de Pernambuco, na região do Pajeú e no País.’’

 A secretaria municipal de saúde, Selma Marques acrescenta: ‘’Estamos vivenciando um período muito crítico em todo o país, e nosso estado de Pernambuco e regional são afetados por vivermos em área endêmica. Assim sendo, é muito importante que possamos avançar nas estratégias de enfrentamento das arboviroses, e com a implantação deste novo programa, nós vislumbramos otimizar esse processo de trabalho.’’

 Para a coordenadora da Vigilância em Saúde, Claudia Marcelino, os esforços das equipes de saúde, juntamente com as parecerias governamentais tem se mostrado constantes, mas ressalta que ainda existem muitos desafios no processo de educação em saúde: “Nós precisamos unir forças entre a gestão, juntamente com nossos parceiros institucionais e a sociedade civil, para fortalecer as nossas ações. Somente assumindo o nosso papel nesse processo de responsabilidade compartilhada, iremos avançar no enfrentamento do aedes aegypti.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário