Páginas

domingo, 16 de junho de 2019

Presidente da Alepe diz que a modernização da emissão do RG está próxima


O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Eriberto Medeiros (PP), anunciou que a modernização do sistema para emissão da carteira de identidade feita pelo governo do Estado “está muito avançada”. Segundo o parlamentar, a previsão é que o novo sistema digital seja implantado até setembro deste ano. Ele ressalta também que  governo trabalha junto com a Alepe para que o valores da emissão independendo de qual seja a via sejam reduzidos e unificados.

Eriberto Medeiros havia proposto ao governo as mudanças no acesso ao documento e criticado no plenário da Assembleia os preços para a sua emissão. O deputado elencou ainda que os pontos debatidos nas conversas com o Executivo também são a de diminuir as dificuldades da população na hora de agendamento e a demora para concluir o processo.

“O primeiro (ponto) deles é o acesso, pois a população enfrenta dificuldades para fazer o agendamento. O segundo é a demora, a lentidão para tirar o documento. Outro ponto crucial é o valor. O preço precisa ser reduzido e ter um único valor. Os valores hoje são escalonados e variam de R$ 22, 61 a R$ 90,51”, explicou.

O presidente da Alepe afirma ainda que a maneira como a identidade parou no tempo. “É da forma que se tirava há 40, 50 anos, com aquele mela-mela de dedos”, afirmou. Ele defendeu que o novo sistema siga como exemplo o processo para a emissão da carteira de motorista e do título de eleitor. “É o digital, o biométrico. Uma forma rápida e digitalizada”, ressaltou.

De acordo com Eriberto, o governador Paulo Câmara “se sensibilizou e tomou providências” sobre a proposta após conversa entre os dois. O parlamentar antes já havia determinado a realização de um estudo para a redução e unificação do valor do documento quando estava no exercício do cargo de governador do Estado. “Há poucos dias tive informações que a modernização do sistema está muito avançada. As pessoas terão acesso fácil e imediato para ter sua identidade”, destacou. Foi o que informou o Blog de Jmaildo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário