Sobe para 27 número de pacientes em tratamento devido a surto da doença de Chagas


Subiu para 27 o número de pacientes que estão recebendo tratamento para doença de Chagas em Pernambuco, de acordo com o boletim divulgado nesta terça-feira (4) pela Secretaria Estadual de Saúde. Desse total, 22 pessoas tiveram testes laboratoriais positivos e cinco vítimas foram avaliadas pela descrição dos sintomas.

maior surto da doença de Chagas na fase aguda em Pernambuco veio à tona no dia 31 de maio, quando a secretaria confirmou os resultados laboratoriais de 20 pessoas e cinco diagnósticos por meio dos sintomas apresentados. Os doentes fazem parte de um grupo de 77 pessoas que participaram de um retiro religioso, em Ibimirim, no Sertão, durante a Semana Santa.

Ao contrário dos pacientes que estão na fase crônica da doença, a perspectiva de cura dos pacientes contaminados no retiro existe porque eles apresentam a doença na fase aguda, segundo o médico Wilson Oliveira, da Casa de Chagas.

No boletim, a Secretaria de Saúde informa que 62 integrantes do grupo fizeram coleta de sangue para análise. O material está sendo avaliado pelo Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE), no Recife, e pelo Laboratório da VI Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Arcoverde, no Sertão.

Desses, nove foram internados no Hospital Oswaldo Cruz (Huoc), em Santo Amaro, na área central do Recife. Três tiveram alta e os outros seis seguem internados, em situação estável, ainda segundo o governo.

Todos os pacientes em tratamento receberam o medicamento Benzonidazol, produzido pelo Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (Lafepe). (G1)

Comentários

Anterior Proxima Página inicial