Páginas

quinta-feira, 18 de julho de 2019

Dia Especial sobre Sanidade Animal com foco na Ovinocaprinocultura em Calumbi


O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), por meio da Gerência Regional de Serra Talhada e do Escritório Municipal de Calumbi, realizou nesta quarta-feira (17), um Dia Especial sobre Sanidade Animal. A capacitação foi ministrada para 47 participantes, entre técnicos e agricultores familiares, das comunidades Roças Velhas e Poço dos Cavalos, onde ocorreu o evento.

O supervisor de Extensão Rural, Tito Ferraz, participou do evento juntamente com o extensionista, Américo Garcia, do Escritório Municipal do IPA, em Serra Talhada, e os técnicos do Escritório de Calumbi, Antônio Pereira de Barros e Wendell Barbosa. O evento foi programado por solicitação dos criadores e em parceira com as Associações de Produtores das duas comunidades. Também contou com participação de representantes do Canto Mãe Coruja, de Calumbi, da direção das Associações e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.

O foco foi a prevenção e tratamento das principais doenças que ocorrem na região, provocando prejuízos na exploração de caprinos e ovinos. A programação contou com parte teórica, que abordou aspectos preventivos e de combate e controle aos endo e ectoparasitos, causas, sintomas, danos e tratamentos, momento de observação nos animais identificando sinais de algumas enfermidades a exemplo de verminoses, desnutrição, anemia entre outras.

Também foi realizada uma pequena intervenção cirúrgica, removendo um caroço (linfadenite caseosa), mostrando os cuidas com o material removido, incinerando e enterrando o mesmo para evitar novas contaminações, uma vez que esse mal é de razoável ocorrência nos rebanhos da região. Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário