Páginas

quarta-feira, 10 de julho de 2019

Hospital Getúlio Vargas inicia geração de energia solar


O Hospital Getúlio Vargas (HGV), unidade de alta complexidade da rede estadual com foco no atendimento em ortopedia, localizado no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife, iniciou, neste mês, sua geração de energia solar. Com uma potência de 63 kW, o equipamento instalado para a captação de energia natural terá capacidade de suprir até 7% da demanda elétrica consumida pelo hospital.

Para isso, foi necessário o reforço na estrutura da cobertura onde foram colocados 182 painéis fotovoltaicos e dois inversores, equipamentos que convertem a energia solar em energia elétrica, ocupando uma área útil de 364 m². O investimento de mais de R$ 1,3 milhão, realizado integralmente pela Companhia de Eletrificação de Pernambuco (Celpe), renderá uma economia de aproximadamente R$ 205 mil ao ano à unidade de saúde.

Para otimizar ainda mais a eficiência energética do HGV, também houve a substituição de lâmpadas tradicionais por 5.262 lâmpadas LED, que chegam a proporcionar até 80% de economia de energia em comparação com as soluções de iluminação tradicionais (lâmpadas incandescentes).

O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) nas unidades da rede estadual em parceria com a Celpe. O HGV é o 3º hospital do Estado, ligado diretamente à Secretaria Estadual de Saúde (SES), a produzir parte de sua energia elétrica de forma sustentável.

Os hospitais Barão de Lucena (HBL) e Otávio de Freitas (HOF) também já possuem placas de energia solar. As próximas unidades de saúde a serem incluídas no projeto são os hospitais Correia Picanço e Jaboatão Prazeres.

Diário de Pernambuco.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário