Páginas

quinta-feira, 11 de julho de 2019

Mais de 160 aves da caatinga voltam à natureza no Sertão pernambucano


Aves típicas do bioma caatinga ganharam liberdade na manhã desta quarta-feira (10) no Sertão pernambucano. Ao todo, 169 aves foram soltas pela equipe do Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), na zona rural de Salgueiro.

A soltura incluiu 27 galos-de-campina, 27 patativas, 15 cravinas, 15 canários-da-terra, 10 tico-ticos, quatro papa-capins e quatro rolinhas-caldo-de-feijão, entre pássaros de outras espécies. A maioria fez parte do repatriamento de março desde ano, quando o Cetas Tangara acolheu 186 animais silvestres vindos do Sudeste – 165 aves e 21 iguanas – encaminhados pelo Centro de Recuperação de Animais Silvestres, órgão do governo de São Paulo, onde estavam sendo acompanhados.

Entre os pássaros, alguns foram apreendidos em feiras livres no combate ao tráfico e também casos de intercepção em tentativas de vendas pelo Facebook. As iguanas e algumas  aves da Mata Atlântica do Nordeste foram soltas em março, mas as espécies da caatinga seguiram para o Sertão na semana passada, passaram alguns dias de aclimatação em umviveiro na Fazenda Mulungu e, na manhã desta quarta, retomaram  a liberdade.

Após a soltura no Sertão, a equipe de Cetas Tangara se prepara para novos acolhimentos. A chegada de 250 pássaros também do bioma caatinga foi agendada para esta quinta-feira (11). Estão no grupo 123 galos-de-campina, 68 papa-capins e 25 concrizes, entre outras espécies. Os pássaros foram acompanhados pelos centros de Triagem das prefeituras de São Paulo e Barueri após terem sido resgatados em ações de órgãos como as policiais Militar e Civil de São Paulo. (Diário de Pernambuco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário