Páginas

quinta-feira, 4 de julho de 2019

Peru supera o Chile e vai enfrentar o Brasil na final da Copa América


Karoline Albuquerque
Do Blog do Torcedor

Fosse Chile ou Peru a vencer o clássico dos Andes na segunda semifinal, causaria uma final inédita na Copa América. Com um 3x0, com gols de Flores e Youtún, no primeiro tempo, e Guerrero, na etapa complementar, na noite desta quarta-feira (3), na Arena do Grêmio, ficou a cargo dos peruanos fazer uma decisão diferente. Assim, Brasil e Peru voltam a se enfrentar na competição. O palco da vez é o estádio do Maracanã, às 17h de domingo (7).

O Brasil tem ampla vantagem sobre o Peru. Em 44 encontros entre as duas seleções, as vitórias da seleção brasileira chegam a 70,5% do total, com 31 jogos vencidos. São também nove empates e apenas quatro triunfos peruanos. Mas, dessas partidas mais felizes para os vizinhos, duas podem ser bem lembradas: a mais recente foi na Copa América do Centenário, em 2016, um 1x0 que eliminou o Brasil na primeira fase e derrubou o técnico Dunga.

Voltando um pouco mais no tempo, um mata-mata curioso. Em 1975, o Peru venceu a Copa América pela última vez. Na semifinal, que aconteceu em dois jogos, o primeiro no Mineirão e o segundo em Lima, o visitante venceu cada um. Na época, o regulamento previa desempate em sorteio. A bolinha que saiu era vermelha e branca e tinha a letra P, fazendo os peruanos avançarem.

FICHA DA PARTIDA - CHILE 0x3 PERU

Chile: Arias; Isla, Medel, Maripán (Castillo) e Beausejour; Pulgar, Aránguiz e Vidal; Fuenzalida (Sagal), Alexis Sánchez e Vargas. Técnico: Reinaldo Rueda

Peru: Gallese; Advíncula, Zambrano, Abram e Trauco; Renato Tapia, Yotún e Carrillo (Polo); Cueva (Ballón), Flores (Gonzáles) e Guerrero. Técnico: Ricardo Gareca

Copa América 2019 (semifinal). Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS). Árbitro: Wilmar Roldan (Colômbia). Assistentes: Alexander Guzman e Wilmar Navarro (ambos da Colômbia). Gols: Flores, aos 20', e Youtún, aos 37' do 1T, e Guerrero, aos 45' do 2T (P). Cartões amarelos: Advíncula (P); Sagal (C).

Nenhum comentário:

Postar um comentário