Páginas

terça-feira, 13 de agosto de 2019

Compesa amplia abastecimento de Sertânia com água do Rio São Francisco


Uma nova obra está sendo executada pelo Governo do Estado, por meio da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), para ampliar o abastecimento de água da cidade de Sertânia, no Sertão, com águas da Transposição do Rio São Francisco. As obras estão em ritmo acelerado e a expectativa do presidente da companhia, Roberto Tavares, é cumprir o cronograma sugerido pelo governador Paulo Câmara para que o empreendimento seja entregue à população em novembro deste ano. A cidade hoje é atendida em regime de rodizio que prevê três dias com água e 12 dias sem. “Com a ampliação do Sistema Produtor do Açude da Barra, localizado no distrito de mesmo nome em Sertânia, teremos condições de aumentar em 70% a retirada de água do Canal da Transposição, deixando a cidade de Sertânia com a distribuição de água diária, sem interrupção do fornecimento”, destaca o Gerente de Unidade de Négócios da Compesa, Denis Mendes.

O  Açude da Barra tem a capacidade de  acumular 2,8 milhões de metros cúbicos de água e já contribui com o abastecimento de água da cidade de Sertânia, no entanto, a vazão não é suficiente para retirar a cidade do rodízio na distribuição. O investimento autorizado pelo governador Paulo Câmara foi de R$ 5,3 milhões, recursos necessários para a execução da obra de ampliação da captação de água. O projeto consiste na implantação de uma adutora de quatro quilômetros de extensão, implantação de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA móvel de fibra) que terá capacidade para tratar 40 litros de água, por segundo, além de uma estação de bombeamento. Se somar esse novo sistema ao que já opera na cidade, serão fornecidos 80 litros de água, por segundo, possibilitando uma melhoria da oferta de água para os cerca de 20 mil habitantes.

Na área rural do município, a Compesa também está executando outra obra para atender os quatro mil moradores do distrito de Rio da Barra e das comunidades rurais de Barreiros, Cacimbinha, Maia, Salgadinho, Salgado, Santa Maria, São Gonçalo, Waldemar Siqueira e Xique-Xique. A obra de implantação do sistema de abastecimento d´água está em andamento e o investimento é de R$ 3,8  milhões. A obra prevê uma captação direta no canal da Transposição do Rio São Francisco. Os serviços incluem uma Estação de Tratamento de Água, duas estações elevatórias (de bombeamento), dois reservatórios com capacidade de armazenar 100 metros cúbicos, implantação de 17 quilômetros de adutora e 13 quilômetros de rede de distribuição. A previsão é que essa obra seja concluída em abril do próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário