Páginas

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Governadores do Nordeste criticam privatizações do governo federal


Da Editoria de Política/Jc Online

Os governadores do Nordeste divulgaram, nesta quarta-feira (21), a Carta de Teresina criticando a privatização das estatais divulgada pelo governo federal. Segundo o documento, elaborado após a reunião do Consórcio Nordeste, no Piauí, “sem estudos técnicos aprofundados e a necessária compreensão de todos os impactos, tais vendas poderão trazer consequências negativas para a soberania nacional e um possível retrocesso à integração regional”. O encontro contou com a presença de seis dos nove governadores da região e da vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB).

 “Nos preocupa bastante que esses anúncios não venham lastreados, endossados com estudos que demonstrem o que será feito na prestação de serviços nessas áreas”, disse o governador da Bahia e presidente do colegiado, Rui Costa (PT), na entrevista coletiva que ocorreu logo depois do encontro.

Como exemplo da preocupação, ele citou os Correios, a Eletrobras e a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). A Eletrobras é dona da Chesf e para ambas serem privatizadas será necessário a aprovação de um projeto de lei no Congresso Nacional. A privatização da Chesf sempre é vista como algo que pode complicar o uso do Rio São Francisco que corta quatro Estados da região: Pernambuco, Bahia, Sergipe e Alagoas.

A expectativa é que o grupo publique o primeiro edital para a compra coletiva de medicamentos e equipamentos da área de saúde no próximo dia 30. “O ganho será de redução de preços de aquisição (desses produtos) para os Estados. E isso vai significar fazer mais com o mesmo valor. Vamos economizar e reverter isso para mais investimentos na área de saúde e assistência”, resumiu Rui Costa. Na próxima terça-feira (27) deve ocorrer uma reunião com os secretários de saúde dos Estados, em Salvador, para definir detalhes. O grupo também tem a expectativa de fazer iniciativas parecidas em áreas como segurança e saúde.

Veja matéria completa aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário