Páginas

sábado, 21 de setembro de 2019

Cruel, Bolsonaro corta tratamento contra tuberculose em crianças


O governo Bolsonaro reduziu o repasse de medicamentos para o combate da tuberculose infantil em quase 60%. A informação consta em comunicações internas da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo obtidos pela Rede Brasil Atual.

Em consequência, a prefeitura de São Paulo orientou a rede de saúde a não iniciar nenhum novo tratamento de tuberculose latente em crianças.

“A prioridade serão as crianças em tratamento de tuberculose ativa. Como medida imediata estão suspensos todos os novos tratamento de ILTB com esquema de Rifampicina em crianças”, informou Mariangela Medina Brito, da equipe técnica do Programa Municipal de Controle de Tuberculose.

O ex-ministro da Saúde Artur Chioro avalia a situação como extramente grave. “É um verdadeiro desastre, uma irresponsabilidade, deixar faltar ou diminuir a previsão de medicamentos para o tratamento da tuberculose. A redução da oferta do medicamento que tem as quatro substâncias para o tratamento inicial da tuberculose, por si só é um desastre, porque ela pode resultar na interrupção do tratamento.”

“Mas, pior ainda é esse corte na oferta da Rifampicina suspensão, que é utilizada na infecção latente por tuberculose. Combater a infecção latente, mesmo que a pessoa não apresente sintomas, é uma forma eficaz de interrupção da cadeia de transmissão”, explicou.

As informações são da Rede Brasil Atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário