Páginas

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Comunidades do Sertão de Pernambuco recebem serviços de voluntários


Encerrou neste domingo (20) a segunda missão do ano dos voluntários do projeto Ciranda Sertaneja. O grupo que viajou do Recife desde a última sexta-feira para Inajá, no Sertão de Pernambuco, levou à três sítios da Zona Rural do município, atividades de educação e atendimentos de saúde. No total, 32 voluntários realizam a ação que beneficiou cerca de 500 famílias. O projeto também contou com a mobilização de voluntários da cidade.



Os moradores dos sítios Passagem de Pedra, Faveira, Manari Velho e Caraibeiro foram contemplados com atendimentos de saúde. Clínico geral, odontologia, ginecologia e obstetrícia foram as especialidades ofertadas. Educação bucal também foi oferecida.

Na área da educação foram realizadas oficinas de pintura e contação de histórias. Atividades lúdicas e de recreação foram desenvolvidas com as crianças, em comemoração ao dia delas. O gesto através das doações possibilitou a distribuição de roupas, alimentos e brinquedos.

O grupo desenvolve atividades durante todo o ano. A última missão de 2019 acontecerá em novembro. Dois professores de Inajá que participaram de um Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, terão a oportunidade de trocar a experiência do evento com os demais professores do município.  

“Além de conviver com a seca e falta dos recursos, os moradores tem o descaso do poder público”, relembrou a turismóloga Talita Guedes. A idealizadora do projeto, que já desenvolveu trabalhos voluntários fora do Brasil, reforçou que saúde e educação devem ser sempre direitos adquiridos. “Nossa ciranda é uma dança de solidariedade que busca levar dignidade e esperança aos sertanejos”, finalizou.  

O GRUPO:

Sem fins lucrativos, o grupo Ciranda Sertaneja existe desde 2015 e vem atendendo aproximadamente 350 moradores da cidade de Inajá, no Sertão de Pernambuco. O município se destaca pela baixa apresentação no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Os dados revelam a situação sobre a qualidade de vida, renda e escolaridade da população das regiões.

Ciranda Sertaneja nas redes sociais:                                                                     
Instagram: https://www.instagram.com/cirandasertaneja/                                         
Facebook: https://www.facebook.com/cirandasertaneja/                                          


Nenhum comentário:

Postar um comentário