Páginas

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Manchas de óleo chegam à foz do Rio São Francisco, em Alagoas


Manchas de óleo foram encontradas em trechos da foz do Rio São Francisco, no município de Piaçabuçu, em Alagoas. A informação foi confirmada por equipes do Instituto Brasileiro do MEio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis em Alagoas (Ibama-AL) e da Marinha do Brasil, que estavam no local para realizar vistoria.

Segundo informações do portal G1, o secretário de Meio Ambiente e Turismo da cidade, Otávio Augusto, informou que, além das manchas, duas tartarugas foram localizadas sem vida cobertas de óleo.

Os primeiros relatos da presença de óleo na região Nordeste foram confirmados no dia 2 de setembro, mas até agora sua origem permanece um mistério. De acordo com o Ibama, 132 localidades em nove estados já foram atingidas. 

As investigações já confirmaram que se trata de petróleo cru e não de combustíveis. Análises feitas pelo Ibama com amostras recolhidas em diferentes praias indicam que a origem é a mesma. Maior produtora do país, a Petrobras afirma que as características do óleo encontrado não são equivalentes aos tipos de petróleo que a empresa produz.

Na segunda (7), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o governo "tem no radar" um país onde esse tipo de óleo poderia ter sido produzido. A reportagem apurou que análises feitas pela Petrobras encontraram características semelhantes ao petróleo venezuelano. Por: Diario de Pernambuco/Por: Folha Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário