Quase mil propostas são apresentadas na 4ª rodada do Todos por Pernambuco, no Agreste Setentrional


O governador Paulo Câmara comandou mais um seminário do Todos Por Pernambuco, nesta sexta-feira (04/03), na quadra da Escola Técnica Estadual Antônio Arruda de Farias, em Surubim, Agreste Setentrional. Em apenas um dia, quase mil sugestões foram deixadas pelos cidadãos na Ilha de Propostas que funcionou no local. A iniciativa reúne o poder público e a população, sempre no primeiro ano de cada gestão, para discutir demandas nas mais diversas áreas, buscando um ambiente de construção coletiva para os próximos anos de governo.

"Estamos iniciando mais uma rodada do  Todos Por Pernambuco tendo a oportunidade de ouvir os pleitos, as críticas e, ao mesmo tempo, fazer uma discussão sobre o futuro. Os prefeitos e prefeitas da região estão aqui, juntamente com a sociedade civil, e isso é fundamental. É ouvindo a população que a gente vai superar as dificuldades", afirmou Paulo Câmara.  

O governador também inaugurou o sistema de esgotamento sanitário de Surubim e assinou decreto regulamentando o transporte alternativo no interior. "É um decreto muito importante para regulamentar a questão do transporte alternativo, diante das ameaças que essa categoria está sofrendo por parte do Governo Federal", explicou, classificando como bastante produtivo o evento no Agreste Setentrional com o engajamento da população.

"Tem sido um seminário muito rico, com muita participação popular. A gente sai daqui com muita contribuição das diversas cidades para incorporar no Plano Plurianual, que vai guiar o planejamento do Estado nos próximos anos", avaliou o secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, coordenador do seminário.

O estudante Rafael de Castro Assis, 16 anos, marcou presença no evento e fez questão de deixar sua sugestão na Ilha de Propostas. "A minha sugestão foi a de implementar piscinas nas escolas estaduais para a prática da natação. É uma opção que estimula a atividade física, estimula a saúde do aluno e dá um maior incentivo para estarmos no ambiente escolar. Isso ajuda, inclusive, para estarmos mais dispostos nas aulas e alcançarmos melhores resultados", defendeu.

Já Margarida Alves de Souza, 51 anos, sugeriu uma maior atenção aos projetos que contemplam os idosos no Estado. "Nós que trabalhamos com isso precisamos de ajuda para que essas iniciativas ganhem visibilidade, porque existe um grande número de idosos lá. Então, a proposta é essa: que haja mais atenção por parte do Governo em relação aos idosos e aos projetos que atuam com eles", declarou.

Após ouvir as propostas da população do Agreste Setentrional, o governador Paulo Câmara inaugurou a primeira fase do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Surubim. A obra completa inclui 175 mil metros de rede coletora, incluindo ramais de calçada e a construção da estação de tratamento de esgoto (ETE) já na etapa inicial, com capacidade para tratar 50 l/s. O empreendimento beneficiará 42 mil habitantes, tendo recebido um investimento de R$ 80 milhões.

O gestor estadual assinou ainda a ordem de serviço para o início das obras de saneamento no distrito de Lagoa da Vaca, comunidade com cerca de quatro mil habitantes. A ação vai implantar uma estação elevatória e uma tubulação de 150 mm de diâmetro para transportar o esgoto coletado no distrito até a Estação de Tratamento de Esgoto, localizada na cidade de Surubim, realizando assim o tratamento adequado.

Comentários

Anterior Proxima Página inicial